• Fernand Lodi

Instituto Usiminas mantém atividades à distância com fechamento dos espaços culturais



Mesmo com seus espaços culturais fechados temporariamente, em função da reclassificação de Ipatinga na onda vermelha do Programa Minas Consciente do Governo de Minas Gerais, o Instituto Usiminas mantém atividades à distância gratuitas.


Além do conteúdo semanal disponibilizado pelas redes sociais, o serviço de entrega de livros em domicílio permanece ofertado pela Biblioteca Central de Ideias.


O público também pode acessar conteúdos educativos na Plataforma Educativa (educativoinstituto.usiminas.com) e conferir a exposição “Olha Pra Mim”, em vários pontos da cidade de Ipatinga.


Todas as atividades contam com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Para empréstimo por meio do Delivery de Livros é necessário fazer a reserva antecipada dos títulos, pelo e-mail bibliotecacentraldeideias@usiminas.com ou pelos telefones (31) 3824-3849 e (31) 98437-3330.


A entrega é feita toda terça-feira pelo motoboy literário do Instituto Usiminas, com devolução agendada para 15 dias após o empréstimo, quando os exemplares serão recolhidos pelo mesmo entregador.


O acervo da Biblioteca Central de Ideias pode ser consultado no site www.institutousiminas.com/acervobiblioteca.


Já na Plataforma Educativa, o público pode conferir todos os programas da Ação Educativa do Instituto Usiminas.


São conteúdos diversos, voltados para todas as idades, do bebê ao idoso, disponíveis em versão virtual.


As oficinas e atividades do Arte em Família, Arte para bebês, Arte para a Terceira Idade, cursos do Programa de Formação para Educadores e Arte-educadores podem ser acessados gratuitamente e todos têm tradução em Libras.


Olha Pra Mim


A exposição “Olha Pra Mim”, do fotógrafo pernambucano Thiago Santos, inaugurada em novembro, pode ser apreciada em outros pontos da cidade, além da Galeria do Centro Cultural Usiminas, fechada temporariamente.


A mostra traz fotos em preto e branco de 300 olhares de pessoas de Ipatinga e de várias partes do mundo expostas em lambe-lambes em grandes escalas, infláveis iluminados, com slogans reflexivos e displays.


Ipatinga é a primeira cidade do interior do país a receber a exposição “Olha Pra Mim”, projeto realizado desde 2014 e que teve sua primeira mostra em São Paulo. A mostra ocupa diversos pontos da cidade, como o Parque Ipanema, pontos de ônibus e diversos espaços públicos.

Somente em Ipatinga, o artista fotografou 80 pessoas, com a proposta de evidenciar a diversidade local, incentivando a sensação de identidade, propondo ao espectador perceber a sua importância e a do outro.


Fechamento temporário


O Instituto Usiminas fechou temporariamente seus espaços culturais, como medida de prevenção à Covid-19. Portanto, desde o dia 14 de dezembro, o acesso presencial do público ao Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin e Estação Pedra Mole está suspenso. O Instituto Usiminas se mantém atento às orientações dos órgãos públicos voltadas à prevenção à Covid-19 e ressalta que sua programação virtual permanece, nas redes sociais.


ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram