• Fernand Lodi

Instituto Usiminas oferece programação cultural gratuita nas Férias


Exposições patrocinadas pela Usiminas e Biblioteca Central de Ideias são opções de lazer com arte e literatura


Os espaços culturais Usiminas estão cheios de atrações para a família se divertir nas férias com uma programação de arte e literatura, gratuita. Estão em cartaz as exposições “Olhares Culturais – os múltiplos cenários de Ipatinga”, no Teatro Zélia Olguin; e “Jardins Móveis”, no Centro Cultural Usiminas, que contam com o patrocínio da Usiminas e realização do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Para quem aprecia um passeio com boa literatura a opção é a Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas que oferece empréstimo de livros gratuito, e recebeu recentemente mais de 100 novos títulos em seu acervo.


As exposições ainda podem ser visitadas até dia 1º de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 21h. Ambas as exposições contam com a mediação de monitores da Ação Educativa do Instituto Usiminas.


A exposição “Olhares Culturais – os múltiplos cenários de Ipatinga” convida a reviver as memórias que formam a cena cultural de Ipatinga e a ampliar o olhar para a paisagem urbana da cidade.

A mostra integra as comemorações dos 57 anos da Usiminas e celebra os 25 anos de fundação do Teatro Zélia Olguin, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal.


Por meio de fragmentos e recortes, além de recursos interativos e visuais o público é convidado a reconhecer diferentes cenários compostos por manifestações regionais, expressões artísticas, bens patrimoniais, artistas, produtores, público e espaços dedicados à difusão de iniciativas culturais. Ao conhecer a exposição, os visitantes vão aos bastidores do Teatro Zélia Olguin.


Jardins Móveis


O Jardim externo e a Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas abrigam a exposição “Jardins Móveis”.


De autoria dos artistas plásticos Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, do Rio de Janeiro, une cores e formas de brinquedos infláveis transformando-os em grandes esculturas de animais, inspiradas na “topiaria”, a arte de podar plantas em formas ornamentais.


As obras são feitas em estruturas metálicas, recobertas por infláveis diversos que, agrupados, dão forma a uma Topiaria Ambulante.


Mais que mostrar belas imagens, a exposição promove uma reflexão entre a natureza e o consumo, ao traduzir de maneira criativa e esculturas com animais.


Biblioteca


Localizada no Centro Cultural Usiminas, a Biblioteca Central de Ideias possui acerco com mais de 9 mil títulos variados que são ofertados para a comunidade por meio de empréstimo gratuito.


No fim de 2019, o espaço recebeu mais de 100 novos títulos atuais de sucesso na literatura nacional e internacional.


Para associar-se é gratuito. Basta apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e foto 3x4. O espaço possui ainda ambientes de leitura e acesso gratuito à internet.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram