• Fernand Lodi

Ipatinga Gourmet 2021 começa no próximo domingo, 18



Em novo formato, festival gastronômico promove oficinas virtuais e delivery de pratos preparados pelos chefs de cozinha convidados


O festival gastronômico Ipatinga Gourmet vai proporcionar experiências gastronômicas ao público de maneira diferente em 2021. Em sua quinta edição, o evento ganhou novo formato e promove oficinas virtuais e delivery dos pratos preparados por chefs de cozinha do Vale do Aço.


A abertura do Ipatinga Gourmet será no próximo domingo (18/04), às 10h, com a transmissão da oficina “Cozinha em Família”, conduzida pelo chef mirim Levi Neves e pelo chef consultor do evento, Rodrigo Di Stani. A dupla irá ensinar a receita de uma pizza artesanal preparada com os ingredientes regionais: inhame, cogumelo e mel. A oficina terá música com Douglas Netto.


Conforme a coprodutora do Ipatinga Gourmet, Cidinha Sampaio, o desafio desta edição será levar o sabor e a qualidade tradicionais do evento até as casas das pessoas.


“Nos adaptamos ao contexto da pandemia, com o isolamento social, para dar continuidade ao objetivo de valorização da gastronomia regional e, ao mesmo tempo, proporcionar ao público as boas experiências que o Ipatinga Gourmet sempre proporcionou, mas desta vez, em suas casas”, declara Cidinha.


O Ipatinga Gourmet 2021 conta com recursos do Edital Doce da Fundação Renova e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de Minas Gerais (Lei Nº 14.017/2020) e apoio do Instituto Usiminas, Coelho Diniz, Grampian Delicatessen, Aloísio Gás, Giganet, Melbras, Morais, Cervejaria Brüder, Sebrae Minas e Prefeitura de Ipatinga. A produção é da Fino Trato Produção Cultural e de Cidinha Sampaio.


Gastronomia regional


Com programação prevista para até o dia 06/05, o Ipatinga Gourmet traz oficinas gastronômicas e tecnológicas gratuitas. As oficinas gastronômicas serão ministradas, de 25/04 a 02/05, sempre às 19h30, pelos chefs de cozinha convidados, sempre ensinando o preparo de pratos criados especialmente para o evento.


Os chefs convidados desta edição são Ana Cecília, Ana Bittencourt, Anderson Oliveira, Fernando do Crif, Marcelo Branquinho, Mileid Malta e Jonata Neves.


A cada edição, o Ipatinga Gourmet lança o desafio para os chefs de cozinha convidados criarem pratos com ingredientes regionais, visando sempre a valorização da agricultura regional.


Em 2021, o desafio é criar pratos para as oficinas gastronômicas e para o delivery contendo obrigatoriamente cogumelo, inhame e mel. As oficinas serão embaladas por atrações musicais de artistas do Vale do Aço. Também serão compartilhadas informações sobre harmonização das bebidas, como cervejas artesanais e vinhos.


As oficinas serão transmitidas pelo Youtube do Ipatinga Gourmet pelo link http://bit.ly/youtubeipatingagourmet. Acompanhe a programação nas redes sociais do evento (@ipatingagourmet).


Oficinas tecnológicas


A programação do evento também traz as oficinas tecnológicas “Como elaborar ficha técnica dos pratos” e “Como evitar desperdício na cozinha”, ministradas pelo chef Rodrigo Di Stani, nos dias 22 e 23/04, às 19h30, com transmissão pelo YouTube do Ipatinga Gourmet. De 03 a 05/05, das 9h às 12h, as oficinas tecnológicas serão com os temas “Gestão de Mídias Sociais” e “Elaboração de Controle Financeiro”, conduzidas por consultores do Sebrae Minas, pela plataforma Zoom.


Delivery dos pratos


Pela primeira vez, o Ipatinga Gourmet vai levar o sabor dos pratos preparados pelos chefs de cozinha convidados por meio de entrega à domicílio. O delivery será entre 30/04 e 02/05, com pedidos feitos pelos aplicativos Ifood e Menudino. O público poderá antecipar os pedidos a partir do dia 26/04, período de pré-venda dos pratos, tanto pelos aplicativos, como pelo whatsapp (31) 98363-9420.




  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram