• Fernand Lodi

Legado histórico: Usiminas inaugura Centro de Memória em Ipatinga



Espaço único no gênero, local é mais um legado histórico, social e cultural da empresa para as comunidades do Vale do Aço, de Minas e do Brasil


Como parte das comemorações de seus 59 anos de operação, a Usiminas entregou à população nesta terça-feira, 26 de outubro, um novo equipamento cultural na cidade de Ipatinga. Instalado no prédio do Grande Hotel, até então fechado à visitação pública, o Centro de Memória Usiminas dá ao público acesso, de maneira interativa e com recursos de tecnologia, à história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município.


A solenidade de inauguração do espaço contou com a participação do presidente da Usiminas, Sergio Leite, do secretário de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, do presidente da Nippon Steel América do Sul, Yuichi Akiyama, do presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara, do presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes entre outros prefeitos, líderes e autoridades.



“É um dia de alegria, de festa e comemoração em que entregamos esse espaço onde contamos um pouco da história da empresa, da industrialização de Minas e do Brasil e da nossa cidade de Ipatinga. Reforçamos, ainda, nosso compromisso com as pessoas e com uma atuação social histórica. Essa atuação envolve colaboradores, aposentados e comunidades e representa o trabalho de gerações que deram sua contribuição para que pudéssemos entregar hoje o Centro de Memória Usiminas para Ipatinga”, destacou o presidente da Usiminas, Sergio Leite.


Para conferir como foi a inauguração do Centro de Memória Usiminas, com direito a uma visita guiada pelo local, basta conferir a live na íntegra no nosso canal Agência TOM no Youtube.