• Fernand Lodi

Livro de poesias, ‘Terreno Baldio’, de Cláudio Letro, é lançado em Ipatinga



No dia 23 de dezembro, quinta-feira, acontecerá o lançamento do livro ‘Terreno Baldio’ do artista Cláudio Letro. O espaço escolhido para este lançamento foi o restaurante Tuffik Cozinha Árabe, Rua São Marcos, 12 Bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga.


‘Terreno Baldio’ é uma coletânea de poemas que expressam as inquietudes e visões de mundo do autor, como “sujeito dividido” entre a moral, a razão e o desejo.


Os versos de Claudio Letro são permeados por “questionamentos existenciais e lúcida acidez, temperados com lirismo”, afirma Edson Santos, doutor em estudos literários, que escreveu o prefácio da obra.


Segundo Santos, o vocábulo “baldio”, derivado de “baldo”, remete a “resto” que “não deve ser entendido como mera sobra”, apontando no campo da psicanálise “para uma centelha de constante ressignificação que deve ser dada pelo leitor. Em outros termos, o poema, sendo um terreno baldio, pretende ser inacabado, convidando o leitor a ser coautor do texto.


Um outro sentido conotativo da expressão “terreno baldio” acena para a ideia de desconforto. Um terreno baldio nos deixa incomodados, traz a todos nós um certo mal-estar e o papel da poesia é também este: incomodar, questionar, balançar o leitor para sair da inércia seja emotiva ou social”.

As ilustrações da obra são assinadas pelos artistas Pedro Bastos e Ariel Bertola, e produção do projeto ficou à cargo de Wenderson Godoi e Luciano Botelho.


Lançamento


A programação de lançamento de Terreno Baldio terá um bate-papo com o autor sobre o processo de elaboração do livro, em uma noite apimentada com muita música, com a participação de diversos convidados.


A abertura do evento, às 19h30, ficará a cargo da cantora Liz Eulália, acompanhada pelo violonista Dalton Palmieri. Às 20h30, uma paradinha na música para um bate-papo com o autor.


Às 21h, a música prossegue com os artistas convidados: Juscimar Gonçalves (Saxofone), Marcony Carvalho (Teclado), Pedro Bastos (Baixo), Plínio Fonseca (Guitarra) e Sóstenes Araújo (Bateria). O lançamento de ‘Terreno Baldio’ é viabilizado por meio do inciso III da Lei Aldir Blanc Edital 24/2020 Seleção de Propostas de Publicações Literárias e a venda dos livros, no dia do lançamento, será revertida para a Associação Indaiá, em Antonio Dias, cidade natal do autor.


A Associação Indaiá tem como missão preservar, proteger e sistematizar de forma dinâmica e inovadora a produção do artesanato feito com a tradicional cultura do tecer a palha do indaiá e vem trabalhando com o intuito de transformar o tecer tradicional em novos produtos nos seguimentos moda, decoração e arte aliando design à qualidade técnica da produção, porém cultivando sua originalidade e beleza para dialogar no cenário contemporâneo.


Cláudio Letro


Nascido em Antônio Dias, na região leste de Minas Gerais, Cláudio Letro experimentou, desde a tenra idade, contatos com o mundo da arte, sobretudo nas rodas musicais com familiares e amigos. Na adolescência, a descoberta da poesia foi fundamental para a expressão das suas inquietudes e dilemas existenciais.


À época, residindo no Vale do Aço, Cláudio Letro iniciou estudos de bateria e ingressou em bandas de punk rock, nas quais se incumbiu de escrever as letras para as músicas. Se mudou para Belo Horizonte, onde se formou em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia.


Assim como arroz com feijão, a arte já se fazia vital na sua trajetória. Em meio à labuta nas Ciências Sociais, Cláudio Letro se manteve flertando e vivenciando experiências no universo da arte, em colaboração com grupos de dança e teatro, e, claro, fazendo música.


De volta ao Vale do Aço, no início dos anos 2000, o autor integrou grupos musicais e intensificou as parcerias com artistas de outros campos e linguagens artísticas.


Enfim, depois de mais de três décadas de elaborações poéticas, Cláudio Letro enfim se encorajou a selecionar do seu acervo um conjunto de poesias que versam sobre o “terreno baldio” da sua pessoa.


Ficha Técnica

Autor: Cláudio Márcio Letro de Castro

Produção: Wenderson Godoi

Assessoria de Comunicação: Luciano Botelho

Design: Fip Design

Revisão: Edson Santos

Ficha catalográfica e ISBN: Tiago Carneiro


Serviço:

Lançamento do livro “Terreno Baldio” de Claudio Letro

Data: 23 de dezembro de 2021

Hora: 19h30

Local: Restaurante Tuffik Cozinha Árabe, Rua São Marcos, 12 Bairro Novo Cruzeiro

Informações: 31 985513323

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram