• Fernand Lodi

Los Películas Cineclube comemora 07 anos de atividades



Sessão comemorativa apresenta Marighella, filme que marca a estreia de Wagner Moura como diretor


Depois de um ano e dez meses sem exibições presenciais, o Los Películas Cineclube retoma as atividades para comemorar 7 anos de fundação.


E como acontece a cada aniversário a sessão comemorativa recebe uma grande obra do cinema nacional, Marighella, que marca a estreia de Wagner Moura como diretor e chegou nas salas de cinema do Brasil em 04 de novembro deste ano.


O filme passou por importantes festivais de cinema mundo afora antes de chegar por aqui. Já na primeira semana de exibições levou mais de 100 mil espectadores às salas de cinema.


O longa metragem foi gentilmente cedido pela O2 Filmes, para esta sessão comemorativa, que acontece a partir das 19 horas do dia 21 de novembro, no teatro Zélia Olguin.


Carlos Marighella


Carlos Marighella nasceu em Salvador (BA), em 1911. Seu ingresso na política e militância teve início em 1931, ano em que entrou para o curso de Engenharia Civil, na Escola Politécnica da Bahia.


Ingressou no PCB em 1934 onde se manteve como militante ativo, influenciando outros grupos políticos. Foi o principal nome da guerrilha comunista no Brasil, durante o regime militar.


Desde sua morte, em 04 de novembro de 1969, muito se tem produzido sobre sua vida. Foram 14 filmes, músicas e livros com relatos sobre sua trajetória na cena política nacional.


A obra mais recente é o longa produzido por Wagner Moura, que se inspirou no livro do jornalista Mário Magalhães, lançado em 2012, onde o autor reconstitui boa parte da vida de Marighella, passando por sua criação, família, prisão, assaltos a bancos e morte.


Gravado em 2017, o longa marca a estreia de Wagner Moura na direção, que também assina o roteiro, junto com Felipe Braga. No elenco Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Glagliasso, Herson Capri, Ana Paula Bouzas, Bella Camero, dentre outros.


O Cineclube Los Películas


O Los Películas foi criado em 2014 por um grupo de amigos, aficionados por cinema, que se reuniam uma vez por mês, para assistir e debater obras fora do circuito comercial.


Aos poucos o grupo foi crescendo e hoje, o Los Películas chega aos 7 anos de atividades com números expressivos: são 643 membros, mais de 66 títulos exibidos, vindos de 27 países e 6870 minutos de exibições.


Márcio Castro, um dos curadores do cineclube, destaca que, mesmo na pandemia o cineclube continuou realizando os encontros, mas de forma virtual.


“Ao longo de 2020 realizamos cerca de 14 sessões virtuais, com o mesmo formato do presencial, ou seja, com debates logo após cada exibição. Em 2021 conseguimos realizar a 1ª Mostra Audiovisual do Los Películas, que reuniu, em uma semana de exibições, 10 títulos produzidos no Vale do Aço. Para 2022 já estamos preparando novidades, pois o Los Películas foi aprovado no Edital Exibe Minas. Estamos aguardando a liberação dos recursos para darmos início a uma programação especial”, destaca o curador.


Os ingressos para a sessão comemorativa já estão esgotados. Márcio salienta que em função da duração do longa, 2h39 minutos, a exibição do dia 21 de dezembro vai começar pontualmente às 19 h.


“Pedimos a todos que retiraram ingressos que cheguem mais cedo no teatro. A portaria será aberta às 18h30 para evitarmos atrasos”, destaca Márcio.


A sessão comemorativa dos 7 anos do Los Películas é dedicada ao Professor Francisvaldo Feitosa, membro efetivo do Cineclube, que lamentavelmente faleceu em 2021, vítima da Covid 19. A curadoria do Los Películas é assinada por Márcio Castro, Camila Mendonça, David Romeros, Andrés Gonzales, Beto de Oliveira, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti, Éderson Caldas e Marilda Lyra.


Serviço:


Los Películas Cineclube 7 anos / Sessão Comemorativa

21 de dezembro 2021, 19h, Teatro Zélia Olguin

Entrada Franca Mediante Retirada de Ingresso

Filme: Marighella

2019, Drama, Biografia, Histórico, 2h39, 16 anos

Direção: Wagner Moura

Roteiro: Felipe Braga, Wagner Moura

Baseado no livro “O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo” de Mário Magalhães

Elenco: Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Glagliasso, Herson Capri, Ana Paula Bouzas, Bella Camero, dentre outros.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram