• Fernand Lodi

Los Películas no Festival de Verão 2020



Na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, o teatro do Centro Cultural Usiminas recebe o Cineclube Los Películas com a exibição de uma coprodução entre Brasil, Colômbia e França, dentro da programação do Festival de Verão 2020.


Em cartaz o longa Los Silencios ( 2018), escrito e dirigido pela cineasta brasileira Beatriz Seigner, com produção da Vitrine Filmes.


Los Silencios narra a história de Amparo ( Marleyda Soto) e seus filhos, Núria e Fábio, que chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru.


A família está fugindo do conflito armado colombiano, onde o pai ( Enrique Diaz) e a filha do casal desapareceram. Certo dia ele reaparece na nova casa de palafitas e a família passa a ser assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada de fantasmas.


A obra é fruto do relato de uma amiga colombiana da diretora, roteirista e atriz, Beatriz Seigner, sobre sua descoberta de que o pai, que considerava morto, estava vivo.


Beatriz guardou isso durante anos e resolveu colocar a história no papel, partindo então para pesquisas que resultou em Los Silencios.


Este é o terceiro longa da diretora que em 2008 lançou Linha de Passe e em 2009 Bollywood Dream. Foi com o segundo filme que sua carreira foi impulsionada.


Uma das características da obra é que só os personagens do pai e da mãe, interpretados por Enrique Diaz e Marleyda Soto, são profissionais.


A diretora buscou na comunidade os demais integrantes do elenco, o que ajudou a dar veracidade ao filme.


Para David Romeros, um dos curadores do Cineclube Los Películas, o filme nos leva, de forma muito sutil e muito delicada, a construir empatia com as dores e as batalhas de pessoas de pessoas que, em função de estarem em determinado espaço/tempo, precisam lutar para simplesmente ser, para existir.


Quem aceita o convite de Beatriz Seigner em Los Silêncios vive uma experiência muito emocionante, destaca o curador.


Parceria Vitrine Filmes


A exibição de Los Silêncios está sendo possível graças a parceira do Los Películas com a Vitrine Filmes que, mais uma vez, gentilmente cede a obra para exibição.


A primeira parceria foi com Bacurau, que em dezembro lotou o teatro do Centro Usiminas, com um debate primoroso. E esta tem sido uma característica importante do Cineclube: os debates realizados após cada exibição sempre coordenados pelos curadores David Romeros, Andréz Gonzales, Márcio Castro, Beto de Oliveira, Camila Mendonça, Éderson Caldas, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti e Marilda Lyra.


Esta é 50ª sessão do Cineclube e a segunda de 2020. Em janeiro cerca de 80 pessoas conferiram a exibição de Parasita, grande vencedor do Oscar 2020 com 04 premiações: filme internacional, roteiro original, diretor e melhor filme. As próximas sessões do Cineclube serão divulgadas mensalmente nas mídias sociais.


Para a sessão de quarta-feira, 12 de fevereiro, a entrada é franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro do Centro Cultural Usiminas. O Festival de Verão conta com patrocínio da Usiminas e a realização é do Ministério da Cidadania e Instituto Usiminas, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço:


Los Silêncios

Dia 12/02/2020 – 19h30

Duração: 90 minutos

Teatro do Centro Cultural Usiminas

Classificação Indicativa: 12 anos

Entrada Franca mediante retirada de ingresso na bilheteria do teatro

Contatos: Marilda Lyra (31) 99966 4166

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram