top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Mães recebem capacitação em Curso de Apoio à Gravidez



Mamães de primeira viagem e outras que já se aventuram no universo da maternidade participaram de mais uma edição do Curso de Apoio à Gravidez.


A ação gratuita, realizada pela Unimed Vale do Aço por meio do Setor de Saúde Integral, ocorreu nesta terça-feira, na sede do Hospital Metropolitano. Dúvidas em relação a hora do parto, amamentação e atividades práticas compuseram a programação do evento.


A primeira palestra foi realizada pelo médico cooperado da Singular, Dr. Milton Afonso.


O pediatra falou sobre o papel do especialista na sala de parto e os cuidados com os bebês após o nascimento.


“É o pediatra quem vai fazer a primeira consulta no bebê no momento em que ele nasce.


Observar os primeiros sinais é fundamental para diagnosticar e tratar eventuais problemas que a criança venha a ter. Também é o pediatra quem ajuda a mãe nos direcionamentos para a saúde do recém-nascido, como a orientação em relação a importância das vacinas, os cuidados nos primeiros meses, entre outros aspectos”, afirmou o médico.


A fonoaudióloga Danielly Yamagata deu orientações sobre o diagnóstico precoce em relação a fala. “Cada criança tem um ritmo de desenvolvimento e os pais não devem fazer comparações, mas é fundamental que eles observem comportamentos.


Se um bebê com dois anos não fala nada, pode ser um problema de audição ou de formação da língua, por exemplo. Os filhos tendem a copiar tudo o que observam seus responsáveis fazendo, portanto, estimular a fala, a interação com outras crianças e proporcionar ações que auxiliem no desenvolvimento é essencial para estimular habilidades”, explicou.


A Master Coach e médica de família do Unimed Pleno, Dra Joana Lage, destacou com as gestantes a importância do aleitamento materno e os tabus em torno do assunto.


“Amamentar é um ato de amor, mas também é uma escolha de cada mãe. Estamos em uma geração que se preocupa muito com o que os outros falam, com os julgamentos. O leite materno é um alimento de extrema importância aos recém-nascidos, mas a mãe pode não conseguir amamentar por uma série de fatores e não deve ser julgada por isso. Ela deve ter o apoio do pai, que é fundamental não apenas nessa etapa, mas durante toda a vida da criança”, orientou a Dra. Joana Lage.


Ao fim do curso, foi realizado um ciclo de atividades práticas relacionadas a maternidade.


A ação, desenvolvida por alunas do curso de Enfermagem da Unileste, contou com quatro etapas em que as mães e acompanhantes puderam aprender sobre os cuidados com o recém-nascido no banho, amamentação, higiene oral e nasal, cuidados com o cordão umbilical e um jogo de perguntas sobre os mitos e verdades na gestação. Bindes, fornecidos pela loja Bebê e Companhia também foram sorteados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page