top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Macacos-prego são transferidos para outro recinto no Centro de Biodiversidade da Usipa



Na última sexta-feira (28/02), cinco Macacos-prego (Sapajus apella) foram transferidos do recinto de quarentena para o Setor de Mamíferos do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus).


Os primatas estão abrigados no Cebus há nove anos, porém pertencem à Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.


Os animais chegaram ao Centro de Biodiversidade da Usipa em 2011, já adultos e com uma longa história de vida em cativeiro. Os cinco animais, sendo um macho e quatro fêmeas, nasceram no zoológico, em Belo Horizonte, e não podem ser soltos na natureza porque, quando filhotes, foram alimentados artificialmente, criando uma grande dependência humana.


Aqui no Cebus, durante muitos anos, eles viveram em uma “ilha”: um recinto que tinha uma lagoa artificial, onde puderam desenvolver várias atividades geradoras de bem estar, por aproximarem de seu comportamento na natureza como a pesca, coleta de insetos, equilíbrio, dentre outras.


“Devido aos problemas de escassez hídrica, a ilha teve que ser desativada e os animais foram transferidos para o setor de quarentena. Com o passar dos anos a perspectiva de recuperar a ilha foi se tornando muito remota e, por isso, a equipe técnica do Cebus propôs a adaptação de um recinto destinado à mamíferos de médio porte, para dar abrigo e bem estar ao grupo”, explica a bióloga do Cebus, Cláudia Diniz.


Recinto aperfeiçoado


O recinto, que anteriormente pertencia a um mamífero, passou por diversas adaptações estruturais, como a aplicação de telas na parte superior, instalação de cordas, abrigos e passarelas.


Estas adaptações levaram em conta o comportamento natural da espécie e as preferências individuais de cada membro do grupo. Elas proporcionaram uma ambientação dentro dos padrões de bem estar recomendados pelos órgãos internacionais, que estudam e mantém animais sob cuidados humanos.


O trabalho do Cebus


O Centro de Biodiversidade da Usipa é uma instituição que há mais de 60 anos abriga, cuida, reproduz e reabilita animais silvestres no Vale do Aço.


Atualmente, o Cebus passa por uma reestruturação técnico-administrativa, visando a consolidação de seu importante papel ambiental e educacional com a preservação das espécies silvestres.

A adequação do recinto dos Macacos-prego faz parte desta reestruturação, assim como os Programas de Reabilitação da Fauna sem Lar e o Pai dos Bichos.


Quer ajudar o Cebus a realizar sua importante tarefa na preservação dos animais silvestres? Conheça o Programa de adoção de animais Pai dos Bichos! Sua doação será muito bem vinda. Mais informações pelo telefone (31) 3801-4383 ou pelo e-mail cebus@usipa.com.br.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page