• Fernand Lodi

Mapeamento cultural



Bom Jesus do Galho inicia cadastro para recebimento do auxílio emergencial garantido pela Lei Aldir Blanc. – Leila, Odair e Jhéferson em visita à Matriz do Senhor Bom Jesus, um dos cartões postais da cidade


O município de Bom Jesus, por meio do seu Departamento de Cultura e Turismo, está cadastrando artistas, grupos, instituições, coletivos culturais e profissionais de arte em geral, além de espaços destinados a atividades artísticas do município para serem contemplados com o auxílio emergencial garantido pela Lei Aldir Blanc.


O município vai receber o valor R$128 mil a ser distribuído entre essas categorias.


Na noite do último domingo (26), o secretário de Cultura, Odair Ribeiro (Zezão), lançou o projeto nas redes sociais da Prefeitura. Na segunda-feira (27), a Secretaria de Cultura deu início ao mapeamento de artistas, espaços, grupos, instituições ou coletivos culturais que atuam em Bom Jesus.


A Lei Aldir Blanc considera como trabalhadores da cultura os artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, trabalhadores de oficiais culturais e professores de escolas de arte e capoeira.


Em relação ao subsídio para manutenção de espaços, pequenas empresas e organizações comunitárias, segundo o texto da Lei Aldir Blanc, se enquadram nessa categoria os teatros, livrarias, sebos, ateliês, feiras, circos, produtoras de cinema, e outros, desde que tenham gestão independente.


As ações estão sendo desenvolvidas pela pasta da Cultura, com o apoio do diretor de Assistência Social, Jhéferson Melo, e consultoria da historiadora e produtora cultural, Leila Cunha.


Segundo ela, essa iniciativa abre portas para a organização da cultura no município e para se pensar na gestão permanente do setor. “O município está criando seu fundo de cultura e vai eleger um conselho. Com isso, serão estruturadas as políticas públicas para a cultura”.


Leila enfatiza a importância do mapeamento dos artistas. “A participação da comunidade nesta etapa do projeto é fundamental, com a identificação dos artistas, dos espaços consagrados às artes e à cultura em geral. A partir desse mapeamento, teremos o retrato cultural do município, revelando o potencial do município a ser trabalhado”.


Odair Ribeiro sublinha que está feliz com o movimento que será um grande divisor de águas da cultura local. “Nosso município tem uma riqueza imensa no que diz respeito aos talentos artísticos. Somos uma cidade de muitas tradições, de patrimônios históricos. Poder trabalhar toda essa riqueza a partir de projetos, de uma consultoria técnica, dá outro sentido a tudo isso”.


As inscrições são feitas on-line, até o dia 7 de agosto de 2020, pelos links:

Para artistas: https://docs.google.com/forms/d/1JJTCEu5qo-q-o7iNY9G_HZkBshaYlU1RSp-f1MqJu_o/edit?usp=sharing


Para espaços culturais: https://docs.google.com/forms/d/15sMnO8hsdCOkpi-WXMUmm8YkmvZ5sHOqqCFvmOj0qFA/edit?usp=sharing


Para quem não tem acesso à internet, o Departamento está disponibilizando formulários em unidades do Cras e de Saúde do município.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram