top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

“Minas Consciente” retomada das atividades no Vale do Aço



“Minas Consciente” pode orientar ações conjuntas de retomada das atividades no Vale do Aço

Criado pelo Governo de Minas Gerais o programa “Minas Consciente - Retomando a economia do jeito certo” tem orientado os municípios mineiros na retomada segura das atividades econômicas.


O programa pode ser uma alternativa para ações conjuntas e cientificamente embasadas a serem adotadas pelas administrações municipais do Vale do Aço, a fim de controlar o rápido avanço da COVID-19 na região.


Coordenado pelas secretarias de estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e de Saúde (SES-MG), o “Minas Consciente” sugere o retorno gradual, progressivo e regionalizado de comércio, serviços e outros setores, adotando protocolos sanitários, divididos por segmentos, que garantam a segurança da população.


A adoção das medidas fica a critério dos prefeitos e prefeitas de cada cidade.

De acordo com o programa, a retomada das atividades econômicas está dividida em quatro “Ondas”, sendo elas: Verde, Branca, Amarela e Vermelha.


A divisão inicia com a Onda Verde que contempla o funcionamento de serviços essenciais e termina com a Onda Vermelha, a qual sugere a retomada de atividades de alto risco no contexto da pandemia.


Estas etapas são liberadas conforme os indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da doença na região.


O Vale do Aço


De acordo com os indicadores da Macrorregião do Vale do Aço, o plano sugere que a região siga as recomendações e protocolos estabelecidos pela Onda Verde.


A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) avalia como necessária a adoção urgente das prefeituras ao “Minas Consciente” para a tomada de ações padronizadas entre os municípios e resultados positivos de modo regionalizado.


Destaca-se que medidas devem ser efetivadas regionalmente uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) estrutura-se a partir de uma rede regionalizada de assistência hospitalar para os atendimentos à COVID-19.


No atual momento da pandemia, o Vale do Aço assiste a uma escalada do número de casos de COVID-19, ao mesmo tempo em que poucos municípios fizeram a opção de adotar o Plano estadual. Apenas os municípios de Jaguaraçu, Joanésia e Timóteo aderiram até o momento.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page