• Fernand Lodi

Oito bens tombados de Ipatinga vão ganhar tour virtual



Projeto “Roteiro Turístico e Cultural: Encontro com a Memória de Ipatinga” capta imagens em 360º de bens tombados e disponibiliza a visita virtual gratuitamente


A equipe da Fino Trato Produção Cultural está em campo para a produção de mais uma etapa do projeto “Roteiro Turístico e Cultural: Encontro com a Memória de Ipatinga”.


O projeto propõe um tour virtual, com imagens 360º, áudio narrativo, paisagens sonoras e textos de mais oito bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município.


O conteúdo será disponibilizado gratuitamente no site da Fino Trato, onde já existe o tour virtual de cinco bens tombados de Ipatinga, na página Cultura 360º, pelo link https://www.finotratoproducao.com.br/sobre.


Realizado com o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce, o projeto está registrando, e vai disponibilizar para visita virtual, a Casa dos Ferroviários, a Estação Pouso de Água Limpa, a Fazenda do Barbeiro (conhecida como Fazendinha), a Academia Olguin, a Igreja Católica Nossa Senhora da Esperança, o Teatro Zélia Olguin, a Igreja Católica São Vicente de Paula - Igreja do Ipaneminha (parte interna) e o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário.


De acordo com a produtora e historiadora Leila Cunha, o projeto propõe incentivar a comunidade a valorizar os espaços e conhecer a própria história, no encontro entre o presente e passado.


“Ao promover os nossos bens tombados pelo patrimônio histórico, permitimos que nossa história seja perene e sempre reconhecida pelas futuras gerações. Além disso, incentivamos o turismo cultural, consolidando ainda mais a identidade do nosso município”, reforça Leila.


O projeto “Roteiro Turístico e Cultural: Encontro com a Memória de Ipatinga” é realizado pela Fino Trato Produção Cultural, sob a produção da historiadora Leila Cunha, que também narra a visita.

A criação de conteúdo em realidade virtual e captação de imagens é da VR360AZ Tecnologia, assessoria de comunicação de Silvania Pereira, design da Café com Design, redação dos textos do site e coordenação financeira de Cidinha Sampaio.


Cultura 360º


Lançado em 2020, o projeto já registrou e mantém o acesso gratuito, também na página Cultura 360º do site da Fino Trato (https://www.finotratoproducao.com.br/sobre), a visita virtual aos cinco primeiros bens tombados captados pelo projeto Roteiro Turístico e Cultural. São eles: Parque Ipanema, a Igreja do Ipaneminha, a Estação Memória Zeza Souto, o Pontilhão e as Ruínas da Estação Pedra Mole.


O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, Edital José Lopes Sobrinho. Mais informações pelo celular (31) 98363-9420 e e-mail producaofinotrato@gmail.com.