top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Palestra gratuita reverbera arte de José Bento



Debate será ministrado pelo curador Rafael Perpétuo, no Centro de Memória Usiminas, no sábado (25). Saiba como participar!


No sábado (25), às 10h30, o Vale do Aço recebe uma palestra gratuita sobre os trabalhos do artista José Bento, no Centro de Memória Usiminas.


O debate será ministrado pelo curador Rafael Perpétuo, responsável pela exposição “A Qualquer Fagulha”, que passou recentemente pelo Centro Cultural Usiminas.


O evento conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Instituto Usiminas.


Para participar, os grupos devem fazer agendamento pelo telefone (31) 99718-2239 Demais interessados podem marcar presença no evento sem inscrição prévia.


A palestra também marcará o lançamento do catálogo virtual da exposição, com fotos e textos sobre as obras emblemáticas de José Bento, já expostas na Bienal de São Paulo, do Mercosul e de Benin.


Nascido em Salvador, José Bento se apresentou ao mundo da arte na década de 80 com a produção de maquetes artísticas.


A partir dos anos 1990, se dedicou às grandes esculturas, principalmente de madeira, explorando a organicidade natural e a transformação da matéria.


Atualmente, tem obras expostas em acervos públicos do Museu de Arte da Pampulha, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Instituto Itaú Cultural e do Museu Nacional de Belas Artes, além de coleções internacionais públicas e privadas.


“É um privilégio continuar reverberando o legado das obras de José Bento, que recebemos em um de nossos espaços. Convidamos toda a comunidade a compartilhar um pouco os conhecimentos sobre a obra desse importante artista. Democratizar o acesso à arte e promover o conhecimento fortalece nosso compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.


Serviço


Palestra: “A Qualquer Fagulha” – José Bento, ministrada pelo curador Rafael Perpétuo

Data: 25 de novembro

Horário: 10h30

Local: Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG)

Funcionamento: entrada gratuita

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page