top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Pontos de Cultura de Ipatinga participam do VII Fórum Mineiro dos Pontos de Cultura



Entre os dias 22 a 24 de fevereiro, de 2019, acontecerá o VII Fórum Mineiro dos Pontos de Cultura na cidade de Itabirito/MG, do qual os dois pontos de cultura de Ipatinga, Hibridus Dança, pelo seu representante Wenderson Godoi e Filó Incubadora Cultural, com a representação de Carlos Passos, estarão presentes.


Promovido pelo Ponto de Cultura Adolescer com Arte e Cultura, de Itabirito, o evento é organizado pela Comissão Estadual dos Pontos de Cultura com recursos do patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura.


Construído de forma autônoma e colaborativa pela Rede de Pontos Mineiros, o Fórum abordará temas importantes como a regulamentação da Política Nacional de Cultura Viva, o processo de autodeclaração, reconhecimento e a situação da Rede Estadual de Pontos de Cultura.


O evento conta ainda com a participação de diversos pontos de cultura do estado, que irão contribuir para o desenvolvimento da rede.


‘É muito importante a participação em espaços de discussões e deliberações em rede, acredito que o Fórum será um espaço destinado à troca de experiências e ao aprimoramento das ações dos Pontos de Cultura do estado’. Diz Carlos Passos.


Espaço Hibridus: situa-se na Av. 28 de Abril, 621, sala 402 - Centro, Ipatinga – Certificado pelo Ministério da Cultura (MinC), através da plataforma da Rede Cultura Viva nos termos da Lei nº 13.018, de 22 de julho de 2014 (Política Nacional de Cultura Viva) e Instrução Normativa MinC nº 8, de 11 de maio de 2016.


O Espaço Hibridus tem como missão ”Produzir, compartilhar e difundir experiências em dança e arte contemporânea, gerando diálogo com outros segmentos artísticos e criando ambientes de troca que possibilitem a ampliação da visão e espírito crítico da comunidade, valorizando a cultura local”.


Desenvolve ações de cunho artístico-cultural e social em diversas frentes: cultura e saúde; cultura, educação e direitos humanos; Livro, leitura e literatura, por meio do Acervo Hibridus. É reconhecido, pelo legislativo municipal, como instituição de Utilidade Pública no município de Ipatinga (Lei nº 3037 de 29 de maio de 2012).


Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura: Foi certificada pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Governo Federal, em parceria com a Associação Loucos Por Você, situa-se na R. Rodolfo Bernardeli, 294 - Ideal, Ipatinga.


A Filó abriga 02 grupos culturais: Coletivo Aberto e Flux Cia. de Dança, onde são ofertados oficinas culturais, montagem e circulação de espetáculos, ocupações, direção artística e consultoria de projetos para grupos, coletivos, movimentos sociais, artistas e age

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page