• Fernand Lodi

Produtores de artes cênicas/show e profissionais do áudio convidados da nas nas nas lives Seminaluz



Nos dias 12 e 13 de maio, próxima quarta-feira e quinta-feira, as lives do Seminaluz terão como convidados representantes do Sinparc - Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais, produtores da área de shows e especialistas na área de áudio profissional.


As lives que estão na programação de comemoração de dez anos da Cênika Eventos, têm como objetivo criar um intercâmbio, uma rede entre os profissionais dos bastidores do estado e de outras regiões, bem como trabalhar a formação e capacitação dos mesmos.


As lives contam ainda com a participação interativa do público e a cada encontro vem com assuntos pertinentes às questões relacionadas aos bastidores das produções artísticas, além de fazerem parte do Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica “Lino Pereira que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secult e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Brasil Governo Federal”.


Programação


Dia 12 de maio às 19h30 - A relação da técnica com produção cultural em espetáculos e shows

A Live busca trazer à discussão a necessidade de se pensar na equipe técnica como fator fundamental para o sucesso dos eventos/produções.


Com a pandemia o setor cultural/eventos perdeu muitos trabalhadores para outras áreas e com isso há a necessidade de se pensar na retomada, onde estarão esses profissionais, como recrutá-los de volta?


Contando com profissionais renomados no setor de shows e de espetáculos a live permitirá que os profissionais que ingressam há pouco na produção cultural possam ter espaço de perguntas e aprendizado com esses profissionais.


Mediação: Morrison Deolli


Participantes: Dilson Mayron - Produtor e diretor do Sinparc


Carla Duque - Produtora Cultural


Tina Vasconcelos - atua há 30 anos no circuito cultural mineiro. Seu trabalho é múltiplo, uma vez que abrange desde a banda Skank à produção cenográfica e de backstage dos desfiles do Minas Trend.


Leandro Fortes: Produtor técnico e artístico da banda Skank. Produtor desde 2002, em sua trajetória trabalhou com diversos artistas como Emerson Nogueira, Wilson Sideral, César Menotti e Fabiano, Paula Fernandes. Também teve a oportunidade de trabalhar na Europa.

Analisa que o cenário da produção cultural se encontra em completa paralisação, devido à pandemia e acredita num retorno somente em 2002, quando a maioria da população estiver imunizada.


Continuando constata que muitos profissionais da área, ou a maioria, não tem reconhecimento de suas funções, pelo governo e diz que cabe ao produtor de eventos e aos organizadores, principalmente nestes tempos atuais, mensurarem a viabilidade da realização do evento em questão. Isto se levando em conta, além de todos os trâmites da produção, questões sanitárias, hoje mais contundentes.

‘O Seminaluz é uma iniciativa de grande validade, pois trabalha na qualificação e reciclagem de mão de obra, além de distribuir conhecimento. É uma honra e um prazer estar dividindo espaço com grandes profissionais, da área, que tanto admiro, e prestar esta homenagem, tão merecida, ao Lino Pereira, que foi um grande profissional da banda Skank. Acredito que o debate trará troca de informações e esclarecimentos e ainda valoriza nossa profissão’. Diz Leandro.

Link da live: Live #04 - A relação da técnica com produção cultural em espetáculos e shows - YouTube




Dia 14 de maio às 19h30 - A evolução das ferramentas do Áudio profissional


Fabricio ‘Cavalo’ Otoni - Engenheiro/Sound designer. Trabalhou com diversos artistas mineiros como técnico de som, incluindo a banda Skank, também Uakti. Diretor de áudio de diversos festivais de jazz e consultor de diversas marcas internacionais como alemã, sueca e canadense.


Realizador de projeto de áudio para o teatro do Minas Tênis Clube, Inhotim, dentre outros.

Acredita que a pandemia trouxe à luz algo que, em sua opinião, deveria ser tratado, é a falta de reconhecimento e respeito aos profissionais dos bastidores. ‘Como tantos outros, sofremos muito este impacto e poucas iniciativas tentam dirimir tais impactos. A iniciativa do Seminaluz é importante, pois além de tornar clara a situação destes profissionais dos bastidores, possibilita uma capacitação diante de um cenário não muito promissor no momento. Vejo a educação como uma possibilidade de mudança. Não existe um curso, consolidado pelo MEC - Ministério da Educação - para nós profissionais dos bastidores. ’ Disse Fabrício.


Bruno Campregher - Técnico de áudio/ Especialista Waves, trabalhou com as bandas Patu Fu, Jota Quest, dentre outras. Ajudou na regulamentação da profissão de Técnico em Operação de Equipamento de Áudio. Como sua regulamentação é relativamente nova, ainda há um campo vasto de crescimento dentro da profissão, principalmente em relação à unidade entre os profissionais.


Vê os profissionais ainda meio que desamparados ficando cada um por si. A plataforma Seminaluz se aponta com muita contribuição para a área, principalmente criando uma rede e fortalecendo tais profissionais tanto na formação, quanto em questões de políticas públicas para a classe. ‘As ferramentas de áudio tiveram uma grande transformação quando da passagem do áudio analógico para o digital’ Declara.


Acredita que a pandemia da Covid 19, como toda crise, trouxe a certeza de que é preciso se reinventar. Através das lives e a produção de streamings ao vivo criou-se outro nicho no mercado. Antes restrito às locadoras e bandas, hoje existe a possibilidade de trabalhar com projetos, acústica e sonorização, desenhos de sistemas e especialista de produtor de áudio. ’ Comenta Bruno.

Link da live: (131) Live # 05 A evolução das ferramentas do Áudio profissional - YouTube


Equipe Técnica


Direção Executiva: Morrison Deolli

Direção Artes Cênicas: Wladimir Medeiros

Direção Área de Shows: Danilo Manzi

Produção: Priscila de Paula

Assessoria de Imprensa: Wenderson Godoi e Luciano Botelho

Assessoria técnica: Adilson Barbosa e Junio Henrique


Mais informações: www.probastidores.com.br www.seminaluz.com.br