top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale abre inscrições para prefeituras



Estão abertas as inscrições para que as prefeituras de Minas Gerais participem do Programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale em 2024.


A iniciativa contribui para a melhoria das estradas rurais de municípios mineiros e para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio do escoamento da produção agrícola, além de facilitar o acesso à educação e à saúde.


Utilizando agregado siderúrgico para revestimento primário, desde 2015, mais de 5.500 km de estradas rurais foram recuperadas, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas.


Além disso, o programa também tem como contrapartida o apoio a projetos ambientais. Até o momento, conseguimos mapear quase 5.900 nascentes e proteger 1.650 delas.


Em 2023, 57 prefeituras estão sendo contempladas com aproximadamente 700 mil toneladas de agregado siderúrgico.


“Estamos comprometidos em promover a destinação sustentável dos resíduos e coprodutos dos processos de produção, destinando corretamente o agregado siderúrgico para o revestimento primário de estradas rurais. Essa iniciativa não apenas transforma a infraestrutura das cidades, mas também reforça nosso compromisso com práticas ambientais responsáveis como economia circular”, explica Lucas Lima Mesquita, gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas.



Para o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Usiminas, André Chaves, a parceria com o poder público contribui para que a Usiminas gere ainda mais valor para sociedade: "A parceria com as prefeituras proporciona acesso à educação e saúde para milhares de pessoas, facilitando o deslocamento até escolas e hospitais, além de dinamizar a economia local com a melhoria do escoamento da produção rural. Cada tonelada de Siderbrita doada representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável, melhorando a qualidade de vida das comunidades parceiras do Usiminas Pelos Caminhos do Vale”, afirma.


As prefeituras já podem se inscrever para edição 2024 do programa no site caminhosdovale.usiminas.com. Mais informações e dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail caminhosdovale@usiminas.com.


Sobre o programa


O programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale é desenvolvido desde 2015 e já foi reconhecido internacionalmente pela World Steel Association, entidade que representa os produtores de aço, por sua excelência em sustentabilidade e recebeu o Prêmio Hugo Werneck, premiação ambiental brasileira.



Comentarios


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page