• Fernand Lodi

Projeto Atletas Cidadãos encerra e contempla mais de 500 alunos em Timóteo



A Fundação Aperam Acesita encerrou no fim de 2021 o projeto Atletas Cidadãos. A iniciativa viabilizada com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2019 do Itaú Social, agora continuará beneficiando os demais alunos das escolas que receberam o projeto - Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo – IMETT e Escola Municipal do Limoeiro.


O Atletas Cidadãos foi desenvolvido com o objetivo de ampliar as práticas da Língua Portuguesa e Matemática de alunos da rede pública de ensino de Timóteo, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades fundamentadas na Base Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes de Referência da Prova Brasil/SAEB.


Após meses de execução, a iniciativa foi concluída, os professores durante as aulas utilizavam os minicomputadores, que foram conectados a uma plataforma educacional, trabalhando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática,

por meio de animações, simulações e games, garantindo uma aula dinâmica e interativa, alcançando resultados efetivos.


“Cumprimos conforme proposta definida, equipando as escolas e capacitando os professores, buscando a melhoria contínua da educação, contribuindo para que com recursos modernos e dinâmicos, os estudantes tenham maior interesse e sintam-se estimulados em participar das aulas interativas, pontua o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


A aquisição de materiais de TI e o licenciamento de softwares, foram repassados às escolas a título de doação, garantindo maior autonomia na gestão e operação futuros dos componentes e recursos implantados. Ao todo foram atendidos 515 alunos, de 26 turmas e 17 professores.


“Desde quando ficamos sabendo que a nossa escola seria contemplada com o Atletas Cidadãos, foi uma honra muito grande, pois seria uma forma de oportunizar aos nossos alunos uma forma diferente de aprender, dando mais interatividade as aulas”, sublinha a Diretora do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo – IMETT, Ana Paula Correia de Araújo.


“O Atletas Cidadãos se diferenciou pela didática das aulas. Trocamos cadernos por computadores, além da sala de aula, que também é diferente da comum que utilizamos.


O acesso às novas tecnologias fizeram com que nos desenvolvêssemos mais, gerando identidade com a dinâmica da aprendizagem”, relata o aluno do 9º ano da Escola Municipal do Limoeiro, Mikael Eduardo Martins.


As metodologias ativas se apresentam como alternativa para acompanhar as mudanças constantes geradas nos dias atuais, sobretudo diante dos avanços da tecnologia, demonstrando que a forma de ensinar também requer inovações que possam se adequar às novas modalidades de interação com a sociedade.



  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram