• Fernand Lodi

Projeto Bombeiro nas Escolas é lançado em Timóteo



Na última sexta-feira (25), evento marcou a abertura da iniciativa


Em parceria com a Fundação Aperam Acesita, a 11º BBM / 1ª Cia Op / 7º Pelotão de Bombeiros – Timóteo, juntamente com a Prefeitura Municipal de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano realizaram na última sexta-feira (25), o lançamento do projeto Bombeiro nas Escolas.


A iniciativa tem como foco de atuação a difusão da cultura de prevenção de acidentes e desastres a crianças em idade escolar, professores e funcionários das escolas.


Além de estimular o intercâmbio entre o público externo e o CBMMG, por meio de uma salutar integração comunitária na área de responsabilidade do Pelotão de Bombeiros Militar da cidade de Timóteo.


O Bombeiro nas Escolas tem ainda como objetivos preparar e disseminar conhecimentos sobre prevenção contra incêndio, pânico e noções básicas de primeiros socorros, através de ações instrutivas e pedagógicas realizadas nas escolas, tanto para o público discente, quanto para o docente e funcionários das instituições de ensino.


O projeto será aplicado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de três escolas de Timóteo (municipal, estadual e particular), além de capacitar, de forma básica, professores e funcionários para a execução de medidas e ações de prevenção de acidentes e desastres. Os encontros iniciarão em agosto.


“O projeto Bombeiros nas Escolas é um sonho, idealizado ainda em 2019, em parceria com a Fundação Aperam Acesita e a comunidade escolar, sendo a oportunidade do CBMMG contribuir para a construção de uma sociedade mais resiliente, capaz de se adequar e responder adequadamente às situações adversas, através de ações de prevenção, primeiros socorros e controle do pânico, até a chegada do socorro adequado ou a volta à normalidade”, descreve Tenente Mafra.


“Estamos felizes em poder expandir nossas atividades de responsabilidade social juntamente com os nossos parceiros. A escola é o local ideal para que possamos propagar ações preventivas, pois os alunos, juntamente a suas famílias, têm o poder de multiplicar as práticas e o conhecimento adquirido por meio dos encontros”, destaca o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


Os conteúdos serão trabalhados em dois grupos. Com as crianças será repassado na primeira oficina a prevenção de acidentes, na segunda oficina os incêndios e a evacuação de emergência, finalizando com o comportamento em casos de incêndio (simulação de ambiente confinado). Com os professores e funcionários serão trabalhados os seguintes temas: Noções Básicas de APH (controle de hemorragias, RCP e desobstrução respiratória); oficina de prevenção a incêndios (medidas preventivas e utilização de extintores) e o comportamento em casos de incêndio (simulação de evacuação).


“O Projeto Bombeiro nas Escolas é mais um desafio que vamos encarar com o apoio da comunidade, e em parceria com a Fundação Aperam Acesita e as escolas envolvidas. Esperamos compartilhar um pouco do nosso conhecimento à comunidade escolar, e desenvolver, junto às crianças, professores e funcionários, a importância de se trabalhar a prevenção”, relata a soldado Vivyan que integra o projeto.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram