top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Projeto leva seis corredores ao pódio no Circuito Vale do Aço



“Vem pro Movimento”, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, levou 50 atletas para a prova


No último fim de semana, o Vale do Aço se tornou a capital da corrida, recebendo atletas de mais de 30 cidades para a segunda etapa do Circuito Unimed Vale do Aço em Coronel Fabriciano.


Entre os destaques da competição, o projeto “Vem pro Movimento: Ginástica para Caminhada e Corrida de Rua”, da Associação de Cultura, Esporte e Lazer Pace 3, que conta com o patrocínio da Usiminas via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e apoio do Instituto Usiminas, levou 50 atletas para a prova, alcançando seis pódios, entre eles um primeiro lugar.


Dona do lugar mais alto do pódio em sua categoria, Sulemar Aparecida, de 66 anos, faz parte do projeto a alguns meses, recebendo orientação gratuita no Parque Ipanema, em Ipatinga, com aulas de ginástica, base para caminhada e preparação para corrida de segunda a sexta-feira.

Resgatando a essência do pedestrianismo, o projeto, busca levar uma vivência diferente e acessível para todos. Afinal, assim como Sulemar, outros corredores puderam vivenciar a prática da corrida em provas pela primeira vez no circuito e subir ao pódio.


Não à toa, Sulemar Aparecida destaca a importância da vivência esportiva e da prática diária como propulsoras do bem-estar, saúde e, claro, como promoção e estímulo a qualidade de vida.


“Eu entrei no projeto a pouco tempo e estou adorando. Não tenho preguiça de levantar às 5h da manhã. Me fortaleceu muito. Nunca pensei que ganharia uma corrida. Meus colegas do parque e os professores apostaram em mim, e na minha primeira corrida já ganhei um troféu. Foi muito emocionante, eu dei um pulo para subir ao pódio. Ver todo mundo me aplaudindo foi gratificante. Vou treinar ainda mais focada para ganhar mais vezes”, disse.


O circuito, que coleciona dez anos de história e passa pelas três cidades polos do Vale do Aço, contou com provas divididas por categorias, tendo 5, 10 e 21km, e contando ainda com o Circuitinho Kids.


Além de Sulemar Aparecida, outros cinco atletas da Pace3 subiram ao pódio. Paulo Alves Dutra, de 62; Geraldo Cupertino Gomes, de 66; José Geraldo da Silva, de 57; Maria Efigênia da Costa, 60; e Ana Clara Ventura Verly, de 13, foram campeões de suas categorias e receberam troféus de terceiro lugar.


INCLUSÃO


O projeto Pernas de Aluguel, idealizado pela clínica Logos e com apoio Pace3, participou do evento após dois anos de paralisação em razão da pandemia, entregando uma experiência única aos participantes e condutores.


Ao todo, oito pessoas portadoras de deficiência puderam participar da corrida, conduzidas por voluntários, que se dispuseram a correr o percurso de 5km conduzindo e “alugando” suas pernas para que pudessem viver a conquista junto com os atletas.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page