• Fernand Lodi

Projeto Lugar de Encontros em Encantos leva ações culturais gratuitas ao Ipaba



O projeto "Lugar de encontros e Encantos", empreendido e desenvolvido pela microempresa


Balaio de Ideias Produções Artísticas realizará uma série de ações culturais gratuitas na cidade de Ipaba, compreendidas em oficinas artísticas e contação de histórias para alunos das escolas públicas, rodas de conversas com mulheres atendidas pelo CRAS, além de uma mostra cultural dos resultados do projeto, prevista para ser realizada na segunda quinzena do mês de dezembro, aberta a toda a comunidade.


Com o objetivo de oferecer atividades artísticas que proporcione o desenvolvimento cultural à população da cidade do Ipaba, o projeto "Lugar de encontros e Encantos", realizará suas atividades em formato presencial, gerando estímulo à socialização, trabalhando à auto- estima e potencialização de várias habilidades dos participantes.


Para a realização das ações em formato presencial, serão respeitadas as medidas de prevenção à covid-19, obedecendo as orientações e decretos municipais, estaduais e federais.

Programação do projeto Lugar de Encontros e Encantos:


Oficina arte educativa na escola na modalidade: Teatro


Ministrada pelo oficineiro Gessé Rosa, a oficina é voltada para o público estudantil, formado por adolescentes, estudantes do ensino fundamental e médio, a oficina propõe a experimentação dos alunos ao universo do fazer teatral.


Com atividades compreendidas entre jogos cênicos e expressão corporal, contará com diversos exercícios, serão trabalhadas a imaginação, a relação consigo mesmo e com o outro, a palavra dita e não dita, além de explorar a linguagem corpórea para a construção de personagens e da cena.


E assim, desenvolver habilidades como concentração, coordenação, autoconfiança, segurança e agilidade, visando aprimorar a presença cênica do aluno.


Ação arte educativa para mulheres atendidas pelo CRAS: Roda de Conversa


Voltada para o combate e enfrentamento da violência contra as mulheres, esta ação cultural se utiliza da arte como forma de prevenção e coibição da violência doméstica e familiar contra a mulher, a partir de uma roda de conversa que tem como metodologia, a interação das participantes, desenvolvimento de trabalhos manuais artísticos, tendo a orientação e mediação da oficineira Denise Maria.


Contação de história para alunos do ensino fundamental


Com o objetivo de desenvolver a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura, a contação de histórias será realizada para os alunos das escolas municipais da cidade de Ipaba, tendo tema a preservação e conservação do meio ambiente, fomentando no público, de forma lúdica a importância de se preservar os recursos naturais de forma local e global e dos impactos no futuro do planeta. Esta ação será desenvolvida pelos contadores de histórias Denise Maria e Diego Martins.


Mostra Cultural Lugar de Encontros e Encantos


Ao final das ações projeto, haverá uma mostra de resultados abertas a toda a comunidade, prevista para a segunda quinzena do mês de dezembro de 2021, como vitrine dos trabalhos desenvolvidos com os alunos, sendo realizada a entrega dos certificados de participação aos participantes das ações formativas.


Aprovado no Edital Doce-MG, o projeto é de empreendimento da microempresa Balaio de Ideias Produções Artísticas, contando com o apoio da Fundação Renova e colaboração da Prefeitura Municipal de Ipaba, através das secretarias de Educação e Assistência Social.


Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (31) 9675-9302 ou por meio do direct do instagram: @denise_mariaartes


Equipe do projeto:


Coordenação Geral e Produção Executiva: Denise Maria

Coordenador Administrativo: Rodolfo Bello

Designer Gráfico: Teuller Morais

Assessoria de Imprensa: Claudinei de Souza

Ministrante Oficina de Teatro: Gessé Rosa

Contação de Histórias: Denise Maria e Diego Martins


Realização: Balaio de Ideias Produções Artísticas

Apoio: Fundação Renova

Colaboração: Prefeitura Municipal de Ipaba