• Fernand Lodi

Projeto Semeando o Cooperativismo premia escola da rede pública



Em clima de festa, com direito a cachorro quente, pipoca, brincadeiras e muita diversão, o projeto Semeando o Cooperativismo encerrou suas atividades em 2019.


Desenvolvida pela Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul, a iniciativa teve como foco a disseminação dos princípios e valores cooperativistas junto à profissionais e alunos da rede pública de ensino fundamental da região, com a realização de um concurso de redação sobre o tema, envolvendo alunos do 6° ano.


Ao final da ação, a escola Estatual Vitalino de Oliveira Ruela, de São João do Oriente, foi premiada pela melhor produção textual e pela redação mais criativa.


Para o desenvolvimento do projeto, que se iniciou neste ano, as cooperativas preparavam um ciclo de capacitação aos professores. Durante três encontros, docentes da E. E. Vitalino de Oliveira Ruela, de São João do Oriente, E. E. Professora Celina Machado, de Coronel Fabriciano, E. E. Professora Ana Letro Staacks, de Timóteo, E. E. Horto Belém, de Cava Grande, e E. E. Liberato de Castro, de Marliéria, participaram de aulas lúdicas e cheias de informação com a storytelling Raquel Vieira, que também interpreta a personagem “Flora Manga”.


Por meio da contação de histórias, os professores se tornaram multiplicadores da cultura do cooperativismo junto aos seus colegas de trabalho e seus alunos, e desenvolveram, dentro de cada escola, um concurso de redação.


Com o auxílio de um professor de Língua Portuguesa ou história, os três melhores textos de cada instituição de ensino foram selecionados para participarem da etapa final do concurso.


Em uma tarde de brincadeiras e interação, representantes das quatro cooperativas foram a escola campeã e premiaram tanto o aluno autor do melhor texto, quanto a instituição de ensino.


Samuel B. Malaquias, do 6° ano, levou o prêmio de R$ 500,00 pela escola Estatual Vitalino de Oliveira Ruela. Vale ressaltar que tanto a escola quanto a professora do referido aluno receberam a premiação no valor de R$ 1000,00.


“A realização desse projeto e os resultados apresentados, reforçam a importância da sistematização da Responsabilidade Social para o desenvolvimento da sociedade.


A multiplicação dos valores e dos princípios do cooperativismo unificados em uma linguagem acessível para educadores e alunos, permitiu a ampliação de qualidade da educação de base gerando satisfação dos estudantes e profissionais envolvidos com o projeto, além da comunidade do entorno das cooperativas”, afirmou Kátia dos Anjos Brito, do setor de responsabilidade social da Unimed.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram