• Fernand Lodi

Projeto Viva Bem realiza atividade no Programa Andanças em Timóteo



Idosos do Programa Andanças tiveram na última semana, no salão da Associação dos Aposentados, no bairro Olaria, em Timóteo, uma sensibilização do 25º Seminário 2019, com o tema Cine Clube, onde tiveram uma tarde de cinema, com direito a sessão de pipoca e muita diversão.


A atividade contou com o apoio do projeto Viva Bem, da Unimed Vale do Aço. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes.


A interação com os participantes começou com os palhaços do Grupo Expresso Graça. Além de cantarem e animarem os idosos, os artistas destacaram a importância da prática de atividades físicas e tarefas que estimulem o bem-estar e a saúde na terceira idade.


Em seguida, foi exibido o documentário Envelhescência. Com histórias que inspiram uma nova leitura sobre a terceira idade, o longa-metragem traz exemplos de idosos que vão além e praticam esportes, cursam faculdade e realizam outras atividades independentemente da idade que possuem.


“O Projeto Viva bem tem como foco mostrar ao público da terceira idade a importância de se cuidar e ter a vida de forma alegre e saudável. Ao trazermos um documentário que mostra histórias de idosos que não se importam com a idade e fazem aquilo que os deixam felizes, queríamos mostrar que é possível quebrar estereótipos com histórias inspiradoras para incentivar quem tem 40, 50, 60, 70 anos a não perder a fé na capacidade de se reinventar”, explicou Kelly Alcântara, assistente social do setor de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço.


Após a exibição do documentário, foi a vez da participação de dois idosos que se envolvem ativamente em atividades cotidianas. Um dos convidados, o senhor João Damasceno, contou sobre sua paixão pela música e seu envolvimento com o grupo da terceira idade-MOTI.


“Desde novo, sempre amei cantar. E mesmo com o passar dos anos e avanço da idade, não abandonei minha paixão. Participo de grupos da terceira idade e sempre incentivo todos os membros a cantar, dançar ou a fazerem qualquer atividade que traga felicidade e reforce a alegria de viver”, afirmou o senhor João Damasceno.


A Nena de Castro, autora de diversos livros infantis de destaque, também participou da tarde de lazer com os integrantes do Programa Andanças. Em uma fala aos idosos, a escritora, que apareceu caracterizada, falou que a idade não é um empecilho.


“Além da Nena, sou também a palhacinha Jujuba, que é uma das minhas alegrias. Eu tenho Bursite, Artrite e outras doenças terminadas em ites, e nem por isso deixo de me fantasiar e levar a alegria aos outros. É dessa forma que devemos encarar o passar dos anos. Não é porque eu envelheci e sinto algumas dores que vou deixar de viver”, afirmou a autora com alegria.


O projeto Viva Bem é realizado mensalmente pela Unimed Vale do Aço em municípios da região e promove palestras e ações.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram