• Fernand Lodi

Recital de piano com Jordan Alexander



Selecionado para integrar o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, voltado a jovens músicos de 16 a 26 anos e promovido pela Cultura Artística.


O pianista Jordan Alexander, que com apenas 17 anos já conquistou mais de 60 premiações em concursos de piano no Brasil e em países como Áustria, Espanha, França e Itália, realiza recital para angariar fundos para participar do programa.


A apresentação acontece no próximo domingo, 04 de agosto, às 17h, no Hotel Dom Henrique.

Desde cedo Jordan revelou a sua vocação para a música e mostrou interesse por instrumentos rítmicos, sopro e o piano. Apesar da pouca idade, o pianista tem um currículo invejável.


Já participou de festivais e seminários no país e no exterior, como na Semana Internacional de Piano - Cushing Academy, nos EUA em 2015 e 2016; no 17º Masterclass e Festival de Piano Leonel Morales em 2014, na Espanha; no Instituto Territorial de Música, na Argentina em 2010 e 2012; Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba em 2016, 2017 e 2019; Seminário de Música, em Ipatinga de 2010 a 2013; no Festival para Pianistas Amadores em 2017; no Encontro Internacional de Pianistas no Vale do Aço em 2018 e 2019, ambos em Timóteo, e em vários outros.


Para sua formação participou de máster classes com renomados professores como Leonel Morales, Arnaldo Cohen, Alexandre Dossin, Margarita Nuller, Luiz Senise, João Paulo Casarotti, Mauricy Martin, Fábio Luz, Clélia Iruzun, Jovanni Rey De Pedro, Luciana Sayure, Alejandro Cremaschi, Alan Huckleberry, entre outros.


Com apenas 17 anos, o jovem pianista já acumula diversos prêmios em seu currículo.

São 67 premiações, sendo 51 individuais, 10 premiações a 4 mãos e 6 premiações de música de câmara.


Foi premiado em todos os concursos nacionais e latino americanos que participou, onde se destacam o Concurso Nacional Villa-Lobos, o Concurso de Piano Edna Bassetti Habith, o Concurso de Piano Souza Lima e o Concurso Latino Americano Rosa Mística.


Em 2012, com apenas 10 anos, recebeu o primeiro lugar no turno infantil VI Concurso de Piano Lorenzo Fernandez e, também os prêmios de revelação e o de melhor intérprete de música clássica.


Das premiações recebidas destacam-se: a medalha de prata recebida em 2014 no Forte International Music Competititon realizado no Carnegie Hall, em Nova York; o primeiro lugar na Semana Internacional de Piano, em 2015 nos EUA, e como prêmio ganhou uma bolsa para participar do evento em 2016 e ainda realizar um recital solo; o primeiro lugar em seis importantes competições no ano de 2017, XI Concurso de Piano Profª. Edna Bassetti Habith, 2º Concurso de Piano Casa da Música Porto Alegre, I Concurso Internacional de Concerto de Piano de Piracicaba, I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos, XV Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli e no XXVI Concurso de Piano Souza Lima.


Apresentou-se na série Segunda Musical (Assembléia Legislativa, BH, na Quarta Cultural da UFMG, no Jovem Músico BDMG, no Conservatório UFMG – Série Concertos de Outono, com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), na Sala Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcos Arakaki, dentre outros.


Foi bolsista do Concurso Internacional BNDES de Piano estudando com os professores Luciana Sayure em São Paulo e Mauricio Velloso em Belo Horizonte, em 2017.


Em 2018 recebeu o primeiro lugar na seleção do Segunda Musical de Belo Horizonte e no XXVII Concurso de Piano Souza Lima, o 3º Lugar no 2º Concurso Internacional de Piano “Ciudad de Leganés”, na Espanha e o 3º Lugar no II Concurso Nacional de Piano Yamaha. Foi semifinalista do Programa “Prelúdio” da TV Cultura.


Para a apresentação do dia 04 de agosto os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na entrada do Hotel Dom Henrique, na Rua 15 de Novembro, 510, Centro Norte, Timóteo.


DATA: 04/08/2019

HORÁRIO: 17:00

LOCAL: Hotel Dom Henrique

ENDEREÇO: Rua 15 de Novembro, 510, Centro Norte, Timóteo

TELEFONE: 3848-7700

INGRESSO: R$20,00