• Fernand Lodi

Resiliência cultural



Contos Locais utiliza o online para manter projeto ativo


Em tempos de dificuldades e limitações técnicas impostas pela pandemia da Covid-19, as ações culturais sofreram um considerável impacto negativo.


São aproximadamente 5,2 milhões de trabalhadores da Cultura (5,7% da força de trabalho do país) e cerca de 325 mil organizações, segundo o IBGE afetadas em suas tarefas por esse período.


Todos tiveram de se reinventar para, não apenas manter em atividade as respectivas ações, como para garantir a própria subsistência.


Em sua quarta edição, o Projeto Contos Locais, realizado pela MC Produção, patrocinado pela Mart Minas e Expresso Nepomuceno, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e em parceria da Prefeitura de Lavras, provou resiliência ao fazer uso de soluções online para manter a iniciativa em cena.


As visitas e reuniões preliminares de apresentação e alinhamento do Projeto foram realizadas por meio de videoconferências (print) juntamente à equipe técnica da Prefeitura Municipal de Lavras.

No próximo dia 1º de setembro, será realizada mais uma ação on-line: o lançamento oficial das ações do projeto, por meio do canal Youtube/ContosLocais.


O Contos Locais prevê a produção de um livro trazendo histórias da cidade coletadas na comunidade por alunos do município orientados pelos professores para essa atividade.


Dessa forma, estudantes irão a campo garimpar as histórias da cidade e seus personagens, registrar os casos e, depois, produzir os textos que vão integrar o livro Contos Locais, assim se conta em Lavras.