top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Sábado de música, dança, teatro e circo na Mostra Cultural de Antônio Dias



Evento apresenta resultados dos projetos realizados com recursos dos Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Criança e do Adolescente


Neste sábado (25/5), a partir das 13h, a Praça Ana Angélica, em Antônio Dias, recebe a Mostra Cultural, que apresenta atividades de música, dança, teatro, circo e artesanato para a comunidade.


As ações integram os projetos executados pela Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias (ALPHA), ambos aprovados nos editais de chamamento público 002/2023 dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura de Antônio Dias.


A programação começa às 13h com a Rua de Lazer, que vai levar muitas brincadeiras para a criançada.


Na sequência, às 16h30, iniciam as apresentações de Percussão, Teatro, Dança de Ciranda, Dança Sênior e Aéreo em tecido. Às 20h, o Trio Sacolejado sobe ao palco para o animado show de forró.


De 15h às 20h, o Casarão Cultural Manoel Barros da abre suas portas para uma exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas. A entrada é gratuita.


Os projetos alcançaram as comunidades do Centro, Novo Centro, Cocais das Estrelas, Bomfim, Comunidade Quilombola do Baú, Comunidade Quilombola do Indaiá, Hematita, Leandros e Porteira Grande, de Antônio Dias.


A equipe foi formada pelos profissionais: Maria Cloenes dos Santos, Fábio Costa Amaral e Maurício Júnio dos Santos (produção e coordenação); Gleice Ivis, Regina Santos e Lívia Stefhany dos Santos (assistentes de produção); Mariana Horta (responsável financeiro); Maria Geralda da Silva, Solange Malaquias e Josiane Ferreira (confecção de figurino).


Pessoa Idosa


Com o objetivo de proporcionar mais oportunidades, qualidade e perspectivas de vida para pessoas idosas, foi realizado o projeto “Leve, vida leve”, incentivando a autoestima, autocuidado e lazer por meio de palestras, aulas de Pilates, com Patrícia Abreu; Dança Sênior, com Jorge Soares; e Funcional, com Fernando de Carvalho Silva.


Outra iniciativa foi o “Para além das bordas”, chancelado pela Cenibra, que contou com três oficinas de bordado sobreposto à fotografia, com a fotógrafa e idealizadora do Projeto Tatiane Bispo nas localidades de Cocais das Estrelas, Centro de Antônio Dias e Comunidade Quilombola do Indaiá.


Os encontros trouxeram trocas e partilhas de narrativas entre as participantes, além de estimular a intervir com bordado em suas próprias fotografias, fazendo um resgate de memórias e aumentando o repertório artístico.


O projeto “Histórias, sonhos e memórias”, conduzido pela Associação Cultural Indaiá, com a professora de Contação de Histórias Adriane Lima, promoveu rodas de conversa para o resgate da história pessoal de cada participante e registro pessoal de suas histórias no "caderno de artista".


O material foi organizado em forma de cartilha para que outras pessoas possam conhecer um pouquinho das histórias dos idosos de Antônio Dias. Também participaram de oficinas de Bordado com a professora Maria Madalena Almeida; Tear, com a professora Graça Matilde Silva Araújo; Pilates, com Patrícia Abreu, e Funcional, com Fernando de Carvalho Silva.


Criança e adolescente


Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram promovidos o projeto “Cordão Cultural”, que proporcionou oportunidades de sensibilização e formação artística para crianças e adolescentes do município, por meio de aulas de música, Percussão, com o músico Marcony Carvalho; Teatro, com a a atriz Camile Gracian, e Circo - Aéreo em tecido, com Ana Lúcia Silva e Moniz Rosário Pedro dos Santos.


Com o projeto “Ciranda Indaiá”, os adolescentes participaram de capacitação de confecção de produtos com a palha do Indaiá, com a Professora de Corte, Costura e Modelagem Eunice Bruzzi Ferreira, fortalecendo a cultura do artesanato centenário e proporcionando qualificação profissional para futura geração de renda.


Por meio do projeto “Cirandas do Baú”, crianças e adolescentes da comunidade Quilombola do Baú aprenderam ressignificar o sentimento de pertencimento à comunidade e valorização da cultura local, por meio de oficinas criativas e recreativas, como Bordado e Costura, com Elza Maria Piedade dos Santos; Trança afro, com Lais de Souza, e oficina de Violão, com o Professor Erich Batista.


SERVIÇO


Mostra Cultural de Antônio Dias

Música, dança, teatro, circo e artesanato

25/5 (sábado), a partir das 13h

Praça Ana Angélica, Centro de Antônio Dias

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page