• Fernand Lodi

Sebrae Minas e Cenibra lançam marca da Rota do Mutum



Projeto de capacitação de empresários de Ipaba tem foco na produção associada ao turismo


No dia 21 de janeiro, se encerram as capacitações realizadas pelo Sebrae Minas com empresários da Rota do Mutum.


Nessa data, será apresentado o ‘Plano de Ação de Produção Associada ao Turismo’ e o trabalho de estruturação de marketing dos pequenos negócios participantes do projeto, realizado em parceria com o Instituto Cenibra.


A cerimônia será realizada na Pousada Maria Emília, em Ipaba, das 12h às 18h.

Em 2021, oito empreendimentos de Ipaba e representantes do poder público ligados à área de desenvolvimento local tiveram acesso às consultorias de identidade visual, finanças, marketing digital e turismo.


O próximo passo será o lançamento da nova marca ‘Rota do Mutum’ e do catálogo turístico com as atrações da região.


“A rota vai movimentar a economia local, ao tornar as atrações naturais e os empreendimentos mais conhecidos. Esperamos fortalecer a cultura e evidenciar os produtos artesanais, de modo a incrementar a rentabilidade dos negócios”, afirma a analista do Sebrae Minas Mirelly Viana.


A rota turística


Primeira rota turística do município de Ipaba, o projeto ‘Rota do Mutum’ recebeu esse nome em razão de uma iniciativa ambiental realizada na Fazenda Macedônia, que reintroduziu na natureza aves silvestres ameaçadas de extinção.


A ave símbolo do projeto, o Mutum-do-Sudeste, é uma das espécies que se adaptaram mais facilmente ao habitat natural do bioma Mata da Atlântica.


O trajeto da rota tem aproximadamente 45 km e foi estruturado em 2019, em parceria com o Receptivo Turístico Ana Cleide Eventos Exclusivos.


Devido à pandemia, as visitas foram suspensas e os empreendimentos iniciaram uma jornada de capacitação com foco na produção associada ao turismo, para que pudessem retornar às suas atividades, garantindo uma boa experiência aos turistas.


Serviço:


Data: 21 de janeiro de 2022

Horário: 12h às 18h

Local: Pousada Maria Emília (Ipaba)

Informações: (33) 3321-6829