• Fernand Lodi

Semana do Compliance da CENIBRA discute boas práticas e integridade nos negócios



Programa de Compliance adota diversas ações que visam à reciclagem e à conscientização de seus empregados


Entre os dias 16 e 20 de Agosto/2021, a CENIBRA realizou a Semana do Compliance, evento que reafirmou as boas práticas nas relações internas e externas dos empregados com fornecedores, parceiros, comunidades e poderes públicos.


Com o tema “Seja Compliance”, a campanha teve como lema “Faça a coisa certa do jeito certo” e contou com atividades que ressaltaram a importância da integridade nos negócios.


Do inglês "To Comply", Compliance é um termo que significa estar em conformidade com leis, regulamentos e normativos externos e internos.


As políticas de Compliance surgiram de uma demanda da sociedade por mais transparência e ética nas relações das organizações com o poder público e as comunidades.


O Programa de Compliance da CENIBRA visa garantir que o conjunto de políticas, normas, disciplinas e procedimentos seja cumprido por todos, bem como prevenir, detectar e corrigir os problemas, incluindo ocorrências comportamentais que afetam o ambiente de trabalho.


Durante a Semana do Compliance, a Empresa promoveu palestras e distribuiu materiais informativos e cartilhas do Código de Conduta Ética revisado, documento que baliza as relações de trabalho na busca da excelência empresarial de forma sustentável.


Na abertura da palestra, o Diretor Industrial e Técnico da CENIBRA, Júlio César Tôrres Ribeiro, ressaltou a importância do Compliance para a Empresa e a sociedade. “É muito mais que uma política. É algo que está presente na vida de todos nós e é discutido no mundo todo”.


Uma das atividades da Semana foi a live “Integridade nos Negócios”, ministrada pelo Diretor-Presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.


De acordo com o palestrante, as empresas devem promover uma cultura de integridade na qual “ferramentas que impeçam a ocorrência de casos de corrupção, fraude e atos ilícitos são adotadas e fortalecidas”.


Para Magri, a agenda ética nas organizações está baseada em três pilares fundamentais: prevenção, detecção e correção de atitudes que violem princípios de integridade.


Também foi realizada uma live com a Sra. Nobuko Otsuka, membra do Conselho Fiscal e de Auditoria do Grupo OJI, para lideranças da Empresa, como Diretores, Assessores, Gerentes, Coordenadores e Especialistas.


Em uma mensagem aos empregados, o Diretor-Presidente da CENIBRA, Kazuhiko Kamada, destacou os benefícios de estar em Compliance na Empresa.


“A Diretoria da CENIBRA acredita que um ambiente ético e de respeito em todos os níveis estabelece a confiança entre os Empregados, o Empregado e a Empresa, a Empresa e a Sociedade e, por fim, a Sociedade e o Empregado. E reafirma que a participação de cada um na gestão de Compliance, de forma correta, garantirá a sustentabilidade do negócio CENIBRA em longo prazo”, explicou Kamada.


Para a CENIBRA, ser Compliance é, antes de tudo, um estado de espírito vigilante. Estar tento às boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.