top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos será tema de Workshop na FIEMG



Evento será exclusivo para representantes da indústria, sindicatos e consultorias, desde que proceda o cadastro com CNPJ de alguma indústria


A FIEMG Regional Vale do Aço promoverá no dia 11/04, das 8h30 às 12h, em sua sede, em Ipatinga, o Workshop Manifesto de Transporte de Resíduos – Sistema MTR. Na ocasião, será apresentada também a nova legislação de gerenciamento de resíduos sólidos de Minas Gerais.


O evento terá início às 8h30 com o credenciamento e café de boas-vindas, seguido da abertura sobre “A Importância do gerenciamento adequado de resíduos sólidos industriais”.


Às 9h30, os inscritos se informarão sobre “O que mudou com a DN Copam 232, de 27 de fevereiro de 2019. Às 10h30 apresentação do Sistema Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, seguido de questionamentos e discussões.

As inscrições podem ser feitas pelo sympla através do link: https://www.sympla.com.br/workshop-mtr__481593 R$ 30,00 para Associados ao Sistema FIEMG e R$40,00 Não Associados.


Criado pela DN COPAM 232/2019, o MTR, estabelece novos procedimentos para controle de movimentação e destinação de resíduos sólidos e rejeitos no estado de Minas Gerais.


“Por meio do Sistema MTR o controle do fluxo de resíduos e de rejeitos no Estado, desde a geração até a destinação final será feita de forma eletrônica, em plataforma digital, no site da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM)”, explica o analista ambiental da FIEMG Regional Vale do Aço, Rone Frank.


De acordo com o analista, o Sistema do MTR-MG possui três instrumentos: O Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR); o Certificado de Destinação Final (CDF), e a Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR).


Vale lembrar que o novo sistema estará disponível para testes e uso voluntário no dia 09 de abril de 2019 e todos os geradores deverão adotar o procedimentos já em 9 de outubro de 2019, exceto para os resíduos da construção civil, que será contado a partir de 9 de abril de 2020.


Mais informações sobre o evento pelo telefone 31 3263-4511 ou email afadel@fiemg.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page