• Fernand Lodi

Super Quixote encerra 20ª edição do Oficinas Culturais – Trocas Coletivas



O projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas encerra sua 20ª edição com a disponibilização do espetáculo infantil “As Aventuras do Super Quixote”, no seu canal no YouTube.


A partir das 17h de domingo, 28 de março, a criançada e os apreciadores de um bom espetáculo de teatro podem se divertir com as aventuras do Dom Alonso Quixano e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.


A peça é uma montagem do Coletivo Aberto de teatro. Dirigido por Bárbara Pavione, com dramaturgia de Léo Coessens, ambos integrantes do elenco, o espetáculo é inspirado na obra de Miguel de Cervantes e conta a história de Dom Alonso Quixano que, de tanto ler histórias de cavalaria em quadrinhos pensou ter superpoderes e saiu pelo mundo em busca de aventuras. Ao lado de Sancho Pança, seu fiel escudeiro, enfrenta gigantes, ladrões e dragões para fazer justiça e impressionar sua amada Dulcinéia. Camile Gracian e Gustavo Nascimento completam o elenco dessa divertida aventura.


Vinte anos de Oficinas


As comemorações dos 20 anos do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas teve início em setembro de 2020. Sua programação ofereceu 13 ações, divididas em vídeo aulas, contação de história, bate papos com personalidades artísticas da área das artes cênicas, de renome nacional e internacional e apresentação espetáculo, ação esta que encerra a programação desta edição.


Em função do momento que estamos vivendo o projeto teve que se adaptar e realizou todas as atividades de forma virtual, em comum acordo com os patrocinadores e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Para alcançar o maior número possível de pessoas criou canais digitais, no instagram, YouTube e facebook, para disponibilizar o conteúdo gerado ao longo da execução do projeto.


Trocas Coletivas


A primeira fase do projeto contou com participação de artistas locais que ministraram três oficinas: Pedro Barroso de Iniciação Teatral, Douglas Evangelista de Danças Urbanas e Rômulo Amaral de Maquiagem. Divididas em 05 módulos as oficinas movimentaram a cena cultural da região nos meses de setembro e outubro de 2020. Teve também uma contação de histórias, realizada pelo DaMa Espaço Cultural.


Na segunda fase participação de nomes expressivos das artes cênicas, em bate papos importantes sobre a área de atuação de cada um e as dificuldades que o setor cultural está enfrentando com a pandemia.


E a escolha desses profissionais convidados, foi feita de duas maneiras: três nomes indicados pela produção do projeto e os demais participantes por meio de uma curadoria compartilhada com artistas/grupos culturais da região.


Na curadoria compartilhada o projeto recebeu o ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos, que foi indicado pelo também ator e diretor Pedro Barroso; a premiada atriz Grace Passô, indicada por João Carlos e Diego Martins do Casa Laboratório; a dama das sapatilhas Ana Botafogo, indicada por Salette Olguin/Associação Cultural Zélia Olguin; o dramaturgo Raysner de Paula, indicado por Bárbara Pavione e Léo Coessens do Coletivo Aberto. Da área técnica o projeto recebeu o iluminador Wladimir Medeiros, que foi indicado por Morrison Deoli da Cênika Eventos.


Os responsáveis pelas indicações participaram das lives, tornando o bate papo ainda mais envolvente e empolgante.


Na curadoria feita pela produção participação da cineasta, diretora de teatro e ópera Bia Lessa; do ator, autor e diretor Michel Melamed e do dramaturgo, ator e diretor Márcio Abreu, que abordaram o tema “Arte, Teatro e Dramaturgia”.


O idealizador e diretor do Oficinas Culturais, Claudinei de Souza, destaca que um ponto positivo deste formato é que as ações ficam gravadas nos canais do projeto.


“Com isso, a pessoa que não teve condição de assistir no momento que foi lançado, pode acessar posteriormente para assistir. Até o momento, tivemos cerca de 5.624 visualizações das ações realizadas no youtube. E como esse conteúdo vai ficar disponível por tempo indeterminado, teremos um número ainda maior”, avalia Claudinei.


O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos é viabilizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa, com apoio do Instituto Usiminas e Fundação Vovô João Azevedo. A realização é de Claudinei de Souza, com produção de Marilda Lyra e Rodolfo Belo.


Serviço:


Oficinas Culturais – Trocas Coletivas – 20 anos

Dia: 28/03/2021 às 17 h

Local: YouTube Oficinas Culturais Ipatinga

Espetáculo Infantil “As aventuras do Super Quixote”

Grupo Coletivo Aberto de Teatro (Ipatinga)

Informações: (31) 98883 3142