• Fernand Lodi

Teatro e música sem sair de casa



Fundação Aperam Acesita e Hibridus Dança apresentam atrações de sua agenda cultural online


A agenda cultural da Fundação Aperam Acesita será aberta neste fim de semana com um espetáculo online que ganhará sequência no feriado do dia 12 de outubro com uma apresentação do Coral Infantojuvenil Aperam.


No próximo domingo (10), às 16h, a Fundação Aperam Acesita abre sua agenda com um espetáculo teatral online Bicho Gente, que será interpretado pelo grupo Farroupilha, que será transmitido via Youtube da Aperam no Brasil e do Hibridus Dança.


A peça é baseada no livro infantil A porquinha do rabinho esticadinho, de Rubem Alves. O elenco traz a atriz Claudiane Dias, interpretando Lili, uma porquinha alvo de julgamentos por ser diferente dos porcos dos rabos enrolados.


A fim de amenizar a tristeza causada pela discriminação, Lili decide viver aventuras como entrar para o circo e se tornar uma trapezista amada por todos e nunca mais se importar com o seu rabo fosse esticado.


Claudiane Dias se identifica como uma mulher palhaça, atriz e pesquisadora das artes cênicas. Licenciada em teatro pela Universidade Federal de Brasília-UNB, ela leciona teatro na Educação Integral da Rede Municipal de Ensino na cidade de Ipatinga.


Claudiane foi aluna da escola de Iniciação teatral 7 de outubro, nos dois módulos na Escola de Palhaças, no curso livre da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha- ENCLO, e no curso de formação do Centro do Teatro do Oprimido-CTO.


A atriz é produtora no grupo de teatro Farroupilha que se destaca no Vale do Aço por realizar espetáculos dedicados a adultos e crianças.


A trupe é conhecida ainda por prestar serviços artísticos a empresas e promover atividades de formação artística.


Muitos dos artistas e grupos que da região iniciaram sua história com as artes cênicas no Farroupilha.


Fundado em 1995, o Farroupilha tem como uma de suas características o uso da linguagem interdisciplinar, por mesclar estilos, por ocupar ruas, além dos palcos, escolas e outros espaços alternativos.


A programação integra do fim de semana faz parte do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga ( Enartci) – Hibridus Dança ponto de Cultura, patrocinado pela Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Dia das Crianças


Na próxima terça-feira (12), o Coral Infantojuvenil Aperam realiza mais uma apresentação online. Dessa vez, o grupo homenageia as crianças ao som da música O Pintinho, de Vinícius de Moraes. O vídeo poderá ser conferido nas redes sociais da Aperam no Brasil. Os coralistas se apresentam sob a regência de Josiane Drummond e acompanhamento de Marcony Carvalho.


Mesmo com o distanciamento social, o Projeto Canto Coral mantém sua atuação, figurando entre as iniciativas da Fundação Aperam Acesita que tem como uma de suas vertentes identificar e valorizar expressões artísticas e culturais das regiões onde a Aperam atua.


Concebido com o propósito de incorporar a educação musical à vida de crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos, o Canto Coral promove a socialização do grupo, despertando sua capacidade inventiva e de se expressar por meio da linguagem da música.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram