top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Tenda Literária reuniu mais de 1,5 mil visitantes em Fabriciano



Festival itinerante visa incentivar o hábito de leitura por meio de atividades educativas e contações de história voltadas para crianças de 6 a 10 anos


As cores e a diversão da Tenda Literária preencheram a Praça da Estação, em Coronel Fabriciano, com contação de histórias, brincadeiras e um espaço literário para estudantes e famílias, nas últimas sexta-feira e sábado (23 e 24/9).


Mais de 1,5 mil pessoas participaram do festival itinerante que passou pelo município pela primeira vez.


O projeto foi realizado com o patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Aperam Acesita, com a realização da Criativo Produções, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.


Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e levar atividades educativas gratuitamente para crianças de 6 a 10 anos, a Tenda Literária promoveu uma programação com os artistas do Dama Espaço Cultura, Raquel Flora Manga, Professora Kakau, Nena de Castro e atividades com o Grupo Historiarte e Instituto Ideias.


A animação também contou com os personagens do Show da Ariela, da atriz Mari Antonacci, e o personagem Banha, do ator Jefferson Rocha.


Imaginação


No Espaço de Literatura, a aluna da Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, Isadora Medeiros Gomes, de 9 anos, escolheu viajar pelas histórias da Magali, personagem de história em quadrinhos da Turma da Mônica.


“O que eu mais gostei aqui foi do cantinho dos livros e das revistinhas. Eu me divirto muito com a leitura de revistas da Turma da Mônica”, contou.


“Quando a gente abre um livro, a gente abre mundos diferentes. E as crianças precisam disso para viajar com a imaginação. O livro ensina e abre portas e janelas de conhecimento.


Por isso, eventos de literatura como a Tenda Literária são tão importantes para a criançada”, defendeu a contadora de histórias Nena de Castro, que conduziu as atividades no Espaço de Literatura ao lado da Professora Kakau.


Acesso à cultura


O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, reforçou o compromisso da Fundação Aperam em apoiar iniciativas que possam ampliar o acesso à educação de qualidade na região do Vale do Aço.


“Experiências como as proporcionadas pela Tenda Literária podem mudar a realidade das crianças em fase de alfabetização. Contribuímos com ações e eventos que as aproximem do conhecimento, por se tratar de um dos pilares mais importantes dentro da atuação da Fundação Aperam Acesita”, enfatizou Venilson.


Desde 2016, o festival Tenda Literária já passou também pelas cidades de Santana do Paraíso, Peçanha, Antônio Dias e Açucena.


“Nesta edição, fizemos questão de resgatar e disponibilizar para as crianças brincadeiras antigas que fazem parte do folclore brasileiro.


Tudo isso com muitas histórias e incentivando o amor pela literatura”, frisou o idealizador e produtor do evento, Bruno Minafra.

Kommentare


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page