top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Treinamento de cuidadores é realizado pela Unimed Vale do Aço



A 1° edição 2019 do Treinamento de Cuidadores, oferecido pela Unimed Vale do Aço, ocorreu no auditório do Hospital Metropolitano Unimed (HMU) neste mês. O evento teve como objetivo oferecer capacitação ao profissional cuidador, para que este preste apoio, segurança e conforto à pessoa com necessidade especial, buscando garantir sua autonomia funcional e promovendo uma melhor qualidade em sua vida pessoal, social e produtiva. A atividade sem fins lucrativos foi aberta ao público e contou com palestras que trouxeram para a discussão temas em concordância com a realidade do idoso.


A abertura do evento foi realizada pela enfermeira do setor de Saúde Integral da Unimed Vale do Aço, Lorena Pires, que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de ministrar um treinamento para os cuidadores. Dentre os convidados estavam especialistas como: fisioterapeuta, enfermeira, assistente social, nutricionista e psicóloga.


A primeira palestra foi sobre a “Prevenção de quedas com ênfase na fragilidade do idoso”, com o fisioterapeuta Herick Ulisses de Oliveira. “Além de prevenir quedas, é fundamental que os cuidadores saibam agir em situações em que elas ocorrem. Muitas lesões são causadas no momento do acidente, mas algumas são intensificadas pela demora do socorro ou sua realização de forma inadequada”, explicou o fisioterapeuta.


Na sequência, a alimentação de idosos e enfermos também foi trabalhada por meio da palestra “Terapia Nutricional Enteral”, ministrada pela nutricionista Luciana Ferreira. “Mais do que trabalhar os tipos de dieta, seja ela pastosa, sólida ou líquida, é preciso falar sobre respeitar as vontades dos pacientes dentro de suas limitações. Um idoso que não gosta de determinado alimento, pode substituí-lo por outro com os mesmos nutrientes e ter sua dieta balanceada”, afirmou a nutricionista.


O direito dos idosos também foi debatido durante o evento com a palestrante Kátia dos Anjos Brito, assistente social da Unimed Vale do Aço. “Entender o que os idosos e os enfermos têm direito, saber dos benefícios ofertados pelo governo, das penalidades a quem pratica os maus tratos ou o abandono e até mesmo entender no que consiste o cuidado, contribui para a qualidade de vida deles. Evita, por exemplo, que crimes ou situações de desconforto deixem de ocorrer e caso ocorram, penalizam os envolvidos”, esclareceu a assistente social.


O evento ainda contou com a palestra da psicóloga especialista em psicologia da Saúde / Hospital e Psicóloga Clínica, Elaine Cristina Bretas Martins, que abordou os aspectos emocionais e práticos do cuidador. “Na maioria dos casos, a preocupação gira em torno do paciente e a saúde emocional do cuidador é deixada de lado. Isso precisa ser mudado. Aquele que se dedica ao cuidado, seja uma pessoa contratada ou um familiar, deve entender que ele também precisa estar bem e que deve desempenhar sua função sempre respeitando seus limites”, explicou.


Para finalizar o treinamento, a enfermeira Caroline Castro falou da higienização das mãos e Cuidados com a pele. “Estamos no mês voltado para campanhas em alusão ao controle de infecções e a higienização das mãos e esse é um tema que sempre deve ser trabalhado.


Pesquisas e estudos apontam que grande parte das doenças e infecções são causadas ou intensificadas pela ausência de cuidados relacionados a higienização.


Para finalizar o treinamento, a enfermeira Caroline Castro falou da higienização das mãos e Cuidados com a pele. “Estamos no mês voltado para campanhas em alusão ao controle de infecções e a higienização das mãos e esse é um tema que sempre deve ser trabalhado.


Pesquisas e estudos apontam que grande parte das doenças e infecções são causadas ou intensificadas pela ausência de cuidados relacionados a higienização. Queremos que os cuidadores saiam daqui conscientes disso, para aplicarem não somente em seus pacientes como oferecer a capacitação para as atividades do dia a dia.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page