• Fernand Lodi

Turismo local e a captação de recursos são tema de capacitação do CTMAM



Cerca de 20 gestores de municípios associados ao Circuito Mata Atlântica de Minas, além de interessados em filiar a IGR e convidados, participaram da capacitação


O Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM) promoveu a segunda capacitação de 2021 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das políticas de turismo dos municípios associados.


Realizada na tarde desta segunda-feira (12/07), por meio de plataforma on-line, a capacitação abordou o tema “Gestão do Turismo Local e a Captação de Recursos”, sob condução do turismólogo Bruno Minafra. O encontro reuniu 22 gestores de municípios associados ao CTMAM e interessados em fazer parte da Instância de Governança Regional (IGR).


O Programa de Regionalização do Turismo, as rotinas da gestão municipal de turismo, benefícios da política pública de turismo e a oferta , além dos editais da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult-MG) e sua importância para o desenvolvimento do turismo regional foram pontos detalhados durante a capacitação.


Segundo o presidente do CTMAM, Hélio Anício, serão realizadas novas capacitações durante o ano, visando o desenvolvimento da região turística.


“O Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo disponibilizam recursos que podem ser pleiteados pelos municípios da nossa região. O Circuito Mata Atlântica trabalha para apoiar os municípios com orientações que facilitem o acesso a esses recursos”, comenta o Hélio.


Bruno Minafra, turismólogo e assessor do CTMAM, por sua vez, detalhou a importância da boa gestão de turismo municipal e como ter acesso aos recursos disponibilizados pelos governos federal e estadual.


“A rotina de algumas ações na gestão do turismo vão facilitar a busca pela certificação para receber o ICMS Turismo, além de pleitear recursos dos editais do Fundo Estadual de Cultura. A partir de então, os municípios podem investir em novas políticas e se desenvolver como destino”, reforçou Bruno.