top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Unileste participa da 17ª Semana de Museus



O Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man é uma das 1.144 instituições de cultura de todo o país, participantes da 17ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 13 a 17 de maio.


Nesse período, mais de 3 mil atividades especiais serão realizadas nesses espaços, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros.


O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, é aberto a escolas da região e ao público interessado.


O tema desta edição, “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” propõe debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da nossa cultura.


O Museu do Centro Universitário dá foco à história do fundador da instituição, Joseph Cornélius Maria De Man, o padre alemão que contribuiu para a ascensão social e econômica do Vale do Aço, assim como curiosidades da região.



Integrando a 17ª Semana de Museus, o Unileste promove, na próxima semana, uma programação especial que visa proporcionar uma maior aproximação do Museu com a comunidade interna e externa.


Hoje (13), às 14h30, ocorre a oficina “Princípios básicos de conservação e restauração de fotografias”, conduzida pela historiadora e técnica em conservação e restauro Valessa Costa Soares, que também irá ministrar a palestra de abertura, intitulada “A importância das memórias e o valor do patrimônio cultural”, juntamente da docente do Unileste, Vanessa Costa Soares. O encontro acontecerá às 19h, no Auditório Padres do Trabalho.


Amanhã (14), das 7h às 16h, acontecerá o Concurso de redação e desenhos no Colégio Padre de Man. E na quarta-feira (15), o curso de Ciências Biológicas do Unileste promoverá a Tarde com a Biologia, das 14h à 17h, no Museu Padre De Man. Na quinta (16), o professor do Unileste, Rodrigo Cristiano, participará do Café Cinematográfico – evento que exibirá o filme Aquarius, às 19h, na Sala de Vídeo do Museu.


Entre os dias 14 e 17/05, a Semana promove também a visita orientada referente ao projeto Portas Abertas, nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa é um programa de visitas guiadas em que escolas da região realizam visitas e são recepcionadas nos campi do Unileste.


Nesses encontros, os estudantes têm acesso a atividades nos laboratórios, museu, teatro, espaços de convivência, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Centro Universitário. O Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man está localizado no campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page