• Fernand Lodi

Unimed Vale do Aço dará início ao Centro de Inovação e Pesquisa - CIP



Uma pesquisa clínica de qualidade é fundamental aos profissionais da saúde, por representar um forte alicerce para avaliar criticamente a prática clínica em relação aos achados de pesquisa e assim promover mudanças baseadas em evidências.


É por meio dela que são produzidos estudos que promovem o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços e produtos médicos. Considerando isso, neste mês de maio a Unimed Vale do Aço deu o pontapé inicial para a criação do seu Centro de Inovação e Pesquisa (CIP).


“A iniciativa visa levar a cooperativa ao cenário da pesquisa clínica”, foi o que afirmou o oncologista recém-cooperado e coordenador do CIP, Dr. Thayles Vinícius Moraes. “Será uma maneira de qualificar os serviços já prestados pela Unimed Vale do Aço, além de promover o seu desenvolvimento científico e a melhora da qualidade da assistência.


O objetivo é oferecer aos pacientes um tratamento de vanguarda, com terapias de última geração, dentro do que há de melhor no cenário não só nacional, como também, internacional, da pesquisa médica”, explicou o oncologista recém-cooperado e coordenador do CIP.


No último dia 2 de abril, o Conselho de Administração da cooperativa aprovou a criação do CIP, vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) para a realização de Pesquisas Clínicas no Hospital Metropolitano da Unimed Vale do Aço. A equipe, que em um primeiro momento fará parte do projeto piloto, ainda está em construção.


Já no dia 2 de maio, ocorreu a primeira reunião do CIP com a participação da Gerente de Assistencial Karyne Melo, a Gerente do Laboratório Natália Peixoto, e a Farmacêutica da Unidade de Oncologia Marina Costa Melo.


Os Médicos Cooperados Dr. Norberto de Sá, Dr. Thayles Moraes, Dr. Alfredo Cardoso e a Assessora do NDH Dra. Ana Carolina Lisbôa. “A ideia é compor uma equipe ainda com representantes da Unimag, Farmácia do HMU e outras especialidades médicas que tiverem interesse,” afirmou a Dra. Ana Carolina Lisbôa, assessora do NDH.


“O time deve conter profissionais que terão participação chave para o desenvolvimento da pesquisa clínica no HMU. Os integrantes passarão por um processo de capacitação coordenado pelo CIP e NDH. Assim que a parte documental estiver concluída daremos início ao pleito pela inserção da singular em algum estudo. Acreditamos que nos próximos seis meses já estaremos aptos”, assegurou Dr. Thayles Moraes.


O oncologista Dr. Alfredo Cardoso, idealizador do projeto, explicou que ao longo do tempo, a pesquisa pode se estender a outras especialidades médicas.


“Iniciaremos os trabalhos com um projeto voltado para a área da oncologia em parceria com a Libbs, uma empresa do ramo farmacêutico, que já participou de uma primeira reunião e pontuou questões gerais relacionadas a Pesquisa Clínica e estruturação do CIP. Futuramente, outras especialidades que já demonstraram interesse, como a cardiologia, poderão participar.


Independente da linha trabalhada, o foco do projeto é desenvolver e referenciar a marca Unimed, bem como trazer os benefícios desses novos tratamentos aos pacientes da região, não só beneficiários, mas a sociedade como um todo”, afirmou o médico.


A assessora do NDH, Dra. Ana Carolina Lisbôa, que também está a frente desse projeto, acrescentou que as etapas para a criação do Centro de Pesquisa já estão desenhadas e o projeto é inclusivo, o cooperado que desejar participar da etapa de capacitação será bem-vindo.


Para as próximas semanas será programada a visita da Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), Dra. Greyce Lousana.


“Ela virá para conhecer a estrutura e as competências da cooperativa, capacitar a diretoria a cerca dos processos legais para a criação do Centro de Pesquisa e realizar uma conversa com os médicos cooperados sobre como se encontra o estado da arte da pesquisa Clínica no Brasil e quais as nossas possibilidades frente a esse cenário.” apontou Dra. Ana Carolina.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram