top of page

 Unimed Vale do Aço se qualifica em Portugal no programa da OCEMG

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura


A Unimed Vale do Aço marcou presença na Missão Internacional de Portugal, no curso "Acelerador de Projetos de Sustentabilidade", uma iniciativa do Sistema Ocemg que promoveu um aprendizado imersivo e uma rica troca de experiências com instituições de referência no cooperativismo e na gestão estratégica.


Representando a cooperativa, participaram o diretor administrativo-financeiro, Dr. Cássio Schettino, e a analista de Responsabilidade Social, Kátia Brito.


A Missão foi dividida em duas turmas, que participaram de diferentes programas na renomada escola de negócios Europeia, a Católica-Lisbon School of Business and Economics.


A instituição de ensino faz parte do grupo de elite das escolas que possui o certificado triplo de reconhecimento internacional pelas renomadas agências acreditadoras AACSB, AMBA e EFMD. Reconhecida como a melhor faculdade de Gestão e Economia de Portugal e uma das TOP25 escolas de executivos da Europa.


Entre os dias 8 e 14 de março, o Programa de Gestão Cooperativa proporcionou aos dirigentes cooperativistas um aprofundamento em temas como liderança estratégica, governança corporativa e posicionamento de mercado.


Já a Missão Técnica – Acelerador de Projetos de Sustentabilidade focou na capacitação de cooperativistas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis ​​dentro das cooperativas.


Cássio Schettino destacou o impacto da tradição no Programa de Gestão Cooperativa para a qualificação da liderança cooperativista.


“O Sistema Ocemg tem investido na capacitação das lideranças por meio de formações internacionais, promovendo conhecimento estratégico para fortalecer a gestão e a competitividade das cooperativas mineiras. Essas iniciativas promovidas diretamente para o aprimoramento da governança e para o desenvolvimento de projetos sustentáveis ​​nas cooperativas. A participação da Unimed Vale do Aço nessa experiência internacional reforça o compromisso da cooperativa em desenvolvimento contínuo sua gestão e suas iniciativas socioambientais, gerando impacto positivo para a comunidade e consolidando seu papel como referência no cooperativismo”, afirmou.


ATPS 2024


Durante o último ano, a Unimed Vale do Aço, representada pela analista de responsabilidade social, Kátia Brito, participou da turma ATPS (Agentes de transformação e destruição social).


A participação da colaboradora na Missão Internacional ocorreu devido ao sucesso de seu projeto, com o tema “Novo Olhar”, desenvolvido em parceria com as cooperativas Sicoob Cosmipa e Sicoob AC Credi.


O curso e o projeto tiveram como objetivo capacitar os envolvidos e transformá-los em agentes de mudança, com habilidades para acelerar a concepção, disseminação e implementação de ideias inovadoras.


Para Kátia Brito, a participação na Missão Técnica trouxe insights valiosos para a estruturação de projetos sociais.


Segundo ela, um dos principais aprendizados foi a importância da teoria da mudança, que conecta atividades, resultados e impacto real das iniciativas.


"A missão nos fez refletir sobre o valor que realmente estamos criando para nossos beneficiários. Aprendemos a definir indicadores mais claros e a estruturar nossas iniciativas com base na sustentabilidade de longo prazo", ressaltou.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page