• Fernand Lodi

Usiminas inicia nova escuta à comunidade



A Usiminas inicia nesta quarta-feira, dia 28, a quarta rodada de pesquisa junto a moradores de 12 bairros do entorno da Usina de Ipatinga.


O objetivo é avaliar a percepção da comunidade sobre questões ambientais, qualidade de vida e relativas ao material particulado. A previsão é que o levantamento dure 15 dias.


Após duas rodadas de entrevistas por telefone em razão da pandemia da covid-19, nesta rodada, os pesquisadores voltam a fazer as consultas presencialmente.


A empresa responsável é a CP2 Pesquisa, de Belo Horizonte. Para a segurança dos moradores que serão ouvidos, toda a equipe estará uniformizada e credenciada.


Eles também passaram por testes de covid-19 antes de se deslocarem até Ipatinga e, todos os dias, antes de ir a campo, cada pesquisador passará por avaliação.


Eles também deverão usar máscaras e protetor facial durante todo o trabalho, farão a higienização das mãos e dos materiais a cada consulta e, sempre que possível, realizarão a consulta em um ambiente aberto.


A iniciativa faz parte do compromisso formal assumido pela Usiminas com a comunidade e o Ministério Público, em outubro de 2019, de adotar medidas que possam minimizar, ainda mais, os impactos ambientais relacionados às operações industriais. Ao todo, serão realizadas oito consultas à comunidade.


Novidades na sua porta


Em outra frente de diálogo com os moradores, a Usiminas lançou a nova edição do boletim Fala Aí Comunidade. O jornal teve sua periodicidade reduzida e agora será distribuído mensalmente em residências e comércios de Ipatinga.


Nesta edição, a publicação traz mais detalhes sobre a retomada do alto-forno 2 da Usina de Ipatinga, novidades sobre processos seletivos e também destaques da atuação social e ambiental da companhia.


Além do informativo impresso, o FalaAí Comunidade também pode ser enviado pelo whatsapp para pessoas cadastradas no canal da Usiminas. Para participar, basta adicionar o número 31.98395-3435 aos contatos e enviar a mensagem “quero participar do Fala Aí Comunidade”.