top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Usiminas lança programação semestral de Educação Patrimonial



Atividades para grupos escolares, educadores, instituições e famílias começam em fevereiro e podem ser agendadas pela Ação Educativa do Instituto Usiminas


O mês de fevereiro abre uma jornada de atrações no Centro de Memória Usiminas, na Estação Pedra Mole, no Viveiro de Mudas da Usiminas, na Usina de Ipatinga e por toda a cidade.


Visando envolver escolas, instituições e comunidade, a programação para o primeiro semestre de 2023 é totalmente gratuita com atividades que tem como premissa a educação de qualidade, a valorização do patrimônio cultural e a sustentabilidade.


A programação integra o Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).


A partir desta segunda-feira (23/1), grupos escolares, instituições e famílias podem agendar a participação nas atividades de fevereiro pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

As datas de agendamento para os demais meses estão detalhadas no site institutousiminas.com.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, lembra que a Ação Educativa do Instituto

Usiminas completa 20 anos em 2023 e, portanto, a programação celebra as duas décadas de trabalho permanente e continuado.


“A Ação Educativa acolhe públicos diversos em diferentes dimensões e experiências de formação, sempre incentivando reflexões para formação de um novo olhar a partir das artes.

Neste ano, nossas atrações vêm reforçar esse objetivo, ampliando as possibilidades de interpretação e contemplação”, frisa a diretora.


Memorial


Como espaço permanente para conversar sobre arte, patrimônio e a história de Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas está aberto à visitação de quarta a sábado.


O espaço conta com a sala “Memorial Usiminas” e a exposição de longa duração “Coleção de Arte da Usiminas”. A visitação aborda temas como História das Cidades, Arquitetura Moderna, Arte Moderna Brasileira e o Fazer Produtivo Humano.


Há ainda a possibilidade de vivenciar uma experiência noturna no Centro de Memória Usiminas.

Em uma visita sensorial, será possível conhecer a paisagem do prédio e o acervo explorando outras perspectivas. A Visita Noturna ao Centro de Memória acontece nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 4 de abril, 19 de maio e 30 de junho.


Educação Patrimonial


Na programação também estão ações que abordam cultura, artes, ciência e memória em vivências com artistas educadores. O Rota 60, passeio que percorre pontos turísticos de Ipatinga, terá datas voltadas para famílias neste semestre.


A primeira edição de 2023 será no dia 4 de fevereiro, partindo do bairro Bethânia, mas o passeio também será realizado nos dias 11 de março (Novo Cruzeiro), 15 de abril (Esperança), 6 de maio (Limoeiro), 10 junho (Vila Ipanema).


O Histórias do Aço também está de volta para contar como é o processo de produção do aço numa divertida visita pela Usina de Ipatinga, conduzida pela atriz Flora Manga.


Ao fim da visita, a artista Rosane Dias conduz a oficina de pintura com tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço.

A atividade será nos dias 7 de Instituto Usiminas - BH

Av. do Contorno, N° 6594 - 8° andar, Savassi,

30110-044, Belo Horizonte/MG.

Tel.: 55 31 98397-6480


Classificação da informação:

Pública

fevereiro, 17 de março e 27 de junho (para escolas) e no dia 18 de março (para Famílias), com

sessões às 8h e às 14h.

Ao ar livre

O Viveiro de Mudas da Usiminas abre suas portas para visitas de educação ambiental durante o

programa Aventura no Viveiro. A visita, regada de ludicidade e muitas histórias, apresenta uma das

florestas mais ricas em biodiversidade do planeta. Dias 11 de fevereiro e 17 junho (para famílias) e

15 e 16 de junho (para escolas), com sessões às 8h e às 14h.


A novidade da programação deste ano são as Visitas à Estação Pedra Mole: Ouvir o Rio. O passeio no patrimônio tombado da cidade de Ipatinga apresenta os aspectos culturais e naturais do local.

Os participantes também serão convidados a participar de uma oficina de criação a partir dos elementos e histórias que descobrimos no caminho. Voltada para famílias, as visitas serão nos dias 4 de março, 1 de abril e 27 de maio, às 9h30.


Formação com Professores


O Programa de Formação com Professores da Ação Educativa do Instituto Usiminas vai apresentar dois encontros especiais neste semestre.


No dia 13 de maio, às 10h, no Centro de Memória Usiminas, o professor Rodrigo Vivas conduz a primeira formação sob o tema “Arquitetura Modernista Brasileira: o caso do Centro de Memória Usiminas”.


O tema é apresentado a partir de importantes nomes do movimento, com especial abordagem da produção do arquiteto mineiro Raphael Hardy Filho.

No dia 20 de maio, às 10h, o Centro de Memória Usiminas recebe educadores do Vale do Aço para a formação “Ateliês e escolinhas livres de arte como patrimônio imaterial do Brasil”, conduzida pela curadora, pesquisadora e educadora Valquíria Prates.


O encontro propõe elaborar e criar experiências de construção de identidades, explorando os sentidos de coletividade que estimulam princípios de cidadania.


SERVIÇO

Programação Educação Patrimonial Centro de Memória Usiminas

Fevereiro a junho de 2023

Ação Educativa Instituto Usiminas

Agendamento: pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

コメント


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page