• Fernand Lodi

Usiminas, Provest e FIEMG doam máscaras a entidades do Vale do Aço


Mais de 5 mil máscaras foram doadas a 15 entidades da região



A FIEMG Regional Vale do Aço vem apoiando indústrias que se solidarizam com a situação emergencial da pandemia do novo coronavírus.


Um exemplo aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 22/04, na sede da Provest Uniformes, em Ipatinga. A empresa confeccionou mais de 5mil máscaras e juntamente com a Usiminas e a FIEMG doou a 15 entidades da região.


“Essa ação teve um reflexo direto na área de responsabilidade social da empresa e manutenção de empregos em que várias indústrias do setor estão reduzindo o quadro de empregados. Nós mantivemos todos os funcionários, dividimos parte do pessoal para a fabricação de máscaras e ainda contratamos mais mão de obra”, justifica Luciano Araújo, presidente da Provest Uniformes e do Sindicato do Vestuário de Minas Gerais.


Ele explica que as máscaras não contem elemento filtrante, ou seja, não é para o contato direto com a pessoa infectada, mas protege em torno de 80 a 90% da contaminação.


“Temos várias experiências positivas no mundo de países que adotaram a utilização das máscaras de tecido. É uma mudança cultural que nesse momento é fundamental para superarmos essa pandemia e termos o menor impacto possível na sociedade com a retomada da atividade econômica, prezando por todas as medidas de precaução”, reforça.


Para o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, iniciativas como esta têm sido muito praticadas na região. “É gratificante poder unir forças nesse momento tão difícil para todos. Ações como esta tem um valor imensurável, principalmente, para as entidades beneficiadas”, disse.


Maria Lúcia Valadão, a Tia Lúcia como é conhecida, fundadora da Casa da Esperança, agradeceu a doação e destacou a importância do gesto de solidariedade. “Fico feliz e grata por todo apoio oferecido aos 120 abrigados e 114 funcionários da Casa da Esperança. Tenho fé que sairemos pessoas melhores depois de toda essa experiência de vida”, relata.


Gaggiato reforça a atuação da FIEMG diante o cenário. “Criamos um comitê de crise composto pela FIEMG Regional Vale do Aço, indústrias âncoras da região e o eixo de saúde da Agenda de Convergência para tratar questões relacionadas ao combate ao coronavírus.


O comprometimento tem sido mútuo na manutenção e aquisição de respiradores, doação de kits testes rápidos e um diálogo constante para vencermos essa pandemia sem maiores prejuízos.


Já na sede, a FIEMG arrecadou mais de R$95milhões em doações de entidades e empresas de todo o estado que estão sendo destinados à compra de insumos e equipamentos hospitalares”, disse.


O diretor-executivo da Usina de Ipatinga, Américo Ferreira Neto, destaca a necessidade da conscientização de toda a comunidade para as medidas de prevenção e a importância das parcerias.


“Desde o início da pandemia, nós promovemos várias ações com o objetivo de proteger nossos colaboradores, parceiros e comunidades. Sem dúvida, por meio das parcerias entre os diversos segmentos da sociedade, vamos fortalecer essa corrente de prevenção para superarmos, juntos, esse momento. ”


Propagando o bem


Quem também aderiu a doação de máscaras foi a empresária Cleidineia Aredes. Proprietária de uma fábrica de roupas, em Coronel Fabriciano. Para ela o momento é delicado e exige esforços coletivos para superar os desafios e impactos, principalmente, na saúde e na economia.


“Em tempos de isolamento social e redução da capacidade produtiva, nossa equipe trocou a confecção de roupas pela fabricação de máscaras”, ressalta.


“As máscaras já se encontravam em falta no comércio local e nas unidades de saúde. Dessa forma, nos propusemos a propagar o bem”.


Por meio de parceria, a empresária estudou a forma de confeccionar, seguindo todo o protocolo de higienização desde o infesto do TNT ao processo de distribuição.


“Cada pacote de máscara que sai da empresa possui um manual de como usá-las e como retirá-las das embalagens para evitar contaminação”.


A empresa confeccionou 1590 máscaras que foram doadas para os empregados e familiares, comércios e Unidades Básicas de Saúde - UBS.


“Este é o momento de doarmos um pouquinho do nosso tempo para ajudar as pessoas que estão desprotegidas. Que passemos juntos por este período difícil e atípico, pois juntos somos mais fortes”, finaliza.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram