top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Valorização do profissional é o foco da Semana de Enfermagem



Weslanda Marques Ulhoa, Sâmyla Deboni Quintão, Isaac Colombari Balbino e Karyne Oliveira Mello, da Unimed Vale do Aço em ações de promoção ao bem estar de enfermeiros da Unimed foi realizada no HMU


A Unimed Vale do Aço, em parceria com Unileste, prepararam a semana da enfermagem com atividades no campus Ipatinga e no Hospital Metropolitano Unimed. Minicursos, workshop, palestras com temas técnicos e práticas integrativas, que contaram com a participação dos alunos do curso de Enfermagem e colaboradores da singular, foram realizadas.


Com o tema “Uma voz para liderar”, a programação contou com atividades voltadas para a valorização do profissional e questões da segurança do paciente, um dos indicadores da qualidade assistencial.


Na quarta-feira, foi realizada no Hospital Metropolitano Unimed uma ação promovida pela Unileste, com objetivo de proporcionar o bem-estar para a equipe de enfermagem da Unimed Vale do Aço.



“Contamos com um momento de ações integrativas de promoção ao bem-estar da equipe. Priorizamos trazer um descanso para quem tem uma rotina intensa e estressante, o que ocorre em um ambiente hospitalar. Em nosso hospital temos, ao longo do ano, treinamentos que trabalham a parte técnica e os avanços na área. Esse ano decidimos trazer para a Semana da Enfermagem o foco no profissional, no cuidador, no bem-estar e equilíbrio de nossos colaboradores”, explicou Karyne Oliveira Mello, enfermeira e gerente assistencial do Hospital Metropolitano Unimed.


Ainda, de acordo com a gerente assistencial do Hospital Metropolitano Unimed, a temática escolhida pelo Conselho Federal de Enfermagem, mostrou aos profissionais a importância do papel por eles desempenhado.


“A enfermagem é quem permanece 24h com o paciente, quem dá o primeiro alerta, quem ouve e registra as queixas, tomando ações para minimizá-las e prestar um cuidado de excelência! Ele se torna um líder por ser a ligação entre todas as equipes, por permanecer ao lado do paciente e pelo número de ações que podem ser realizadas durante todo seu plantão.”


Na sexta-feira, uma mesa redonda foi realizada no auditório do Campus Ipatinga da Unileste. Composta pelo Enfermeiro Supervisor de Hemodinâmica, Isaac Colombari Balbino, pela enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente, Sâmyla Deboni Quintão, pela Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Weslanda Marques Ulhoa e pela gerente assistencial do Hospital Metropolitano Unimed, Karyne Oliveira Mello.


A atividade focada nos alunos trouxe como pauta a ligação entre a capacitação técnica e a prática. “Tentamos passar aos estudantes o que o ensino nos trouxe como capacitação profissional e de que forma o enfermeiro, em sua área de atuação, consegue desenvolver um bom trabalho, aplicando o que foi absorvido, qual o perfil esperado para cada área e como podemos contribuir para a assistência ao paciente como um líder, por meio do aperfeiçoamento, experiência, trabalho em equipe e amor pela profissão” acrescentou Karyne Oliveira Mello, gerente assistencial do Hospital Metropolitano Unimed.


A coordenadora do curso, Aline de Barros Coelho, destacou a parceria firmada entre a Unimed Vale do Aço e a Unileste e a contribuição para a formação dos acadêmicos do curso.


“Trocar saberes e experiências é fundamental para a formação de qualquer estudante e essa sinergia das instituições vem para isso. Essa aproximação do ensino com o serviço quebra as barreiras do muro da escola para levar o aluno ao contato com o mundo real. Poder contar com uma estrutura como a do Hospital Metropolitano Unimed nos dá a certeza de que nossos futuros

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page