• Fernand Lodi

Varejo alimentício de portas abertas no 7 de Setembro


Convenção Coletiva de Trabalho garantiu o funcionamento de supermercados e empresas do setor no feriado da Independência do Brasil

IPATINGA – Supermercados e as demais empresas de gênero alimentício do Vale do Aço – como açougues, casas de carne, mercearias, hortifrútis, sacolões e peixarias –, estarão de portas abertas na próxima terça-feira (07), dia da Independência do Brasil. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), as empresas do setor ganharam autorização para funcionar e usar a mão de obra dos empregados no feriado, em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, das 8h às 13h. A negociação que garantiu a abertura do varejo alimentício na região foi realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista (Sindcomércio) do Vale do Aço junto aos representantes dos empregados nas três cidades.


“Será o 4º feriado, em 2021, em que supermercados e demais lojas do segmento estarão de portas abertas. As empresas ainda poderão funcionar no 12 de outubro, 02 e 15 de novembro, recessos de Dia das Crianças, Finados e Proclamação da República”, revela José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

Conforme o dirigente sindical, o funcionamento do varejo alimentício em sete feriados de 2021 é uma conquista para a classe, pois as vendas nestes dias costumam ser maiores quando comparadas ao faturamento diário normal, registrado de segunda à sexta. “Supermercados e as outras empresas do setor costumam vender em um feriado o mesmo que vendem aos sábados, ou seja, sempre registram uma movimentação acima do normal. Ganham não só os empresários, mas também os consumidores, que têm mais tempo para realizar as suas compras”, analisa o presidente do Sindcomércio.


Outros setores


Com exceção das atividades econômicas consideradas básicas à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, todo o restante do comércio estará de portas fechadas nesta terça-feira. No Shopping Vale do Aço, a Praça de Alimentação funcionará das 11 às 22h. O cinema abre conforme programação prévia, que pode ser conferida no site www.shoppingvaledoaco.com.br. Já lojas e quiosques têm abertura facultativa, ou seja, não poderão usar a mão de obra dos empregados, mas podem abrir as portas com os proprietários na linha de frente.


Foto: Emmanuel Franco