top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

14ª Edição Projeto Caminhantes do Vale


O Conselho das Mulheres Empreendedoras da ACICEL planejaram, organizaram e realizaram a 14ª edição Caminhantes do Vale na Serra do Cocais, em Coronel Fabriciano com esmero e dedicação inefáveis.


O município de Coronel Fabriciano situa-se na microrregião do Vale do Aço ao leste do estado de Minas Gerais, e banhado pelo Rio Piracicaba. É muito conhecido por suas belezas naturais, culinária típica, e pela hospitalidade de seu povo.


A Serra dos Cocais é um dos pontos turísticos naturais da cidade e a escolha em fazer mais um tour nos causou deslumbramento diante da privilegiada e luxuriante natureza com suas montanhas, cachoeiras e, ainda conhecer a cultura dos tropeiros.


Ao subir a serra aprecia-se belezas naturais de Coronel Fabriciano e pode-se visitar as três melhores cachoeiras. Um excelente lugar para quem busca descanso ou ecoturismo, além de um clima de montanhas aprazível e culinária típica.


Sob a direção da Presidente do Conselho das Mulheres Empreendedoras, Vânia Dias o tour/roteiro aconteceu na Semana da Árvore com inúmeras atrações para os participantes.


O ponto de partida foi na Divaço, onde a empresária Vânia Dias disponibizou estacionamento na empresa aos participantes que lá se reuniram para iniciar o acesso e trajeto de ônibus pela Serra do Cocais. Durante o trajeto a Presidente Vânia Dias convidou a todos a orar o Salmo 121.



Neste encontro passamos pela Cozinha Comunitária de Coronel Fabriciano, no Bairro Jardim Primavera para um café da manhã e fomos recebidos com percussão de jovens do Projeto Grupo Aba, com muita alegria e desde então iniciou-se a socialização entre os integrantes da caminhada e os responsáveis pela instituição. Momentos de alegria e confraternização.



Posteriormente seguimos no ônibus da Univale subindo a serra e paramos para realizar uma caminhada numas das trilhas cercados por uma bela vegetação até o cume para apreciar a beleza das montanhas, todas as nuances de verde e uma atmosfera de reverência à natureza nos absorveu.


Ana Paula Bonfá conclamou a todos a fazer alongamentos e exercícios físicos, além de propor exaltar nossas sensibilidades através de uma serena e saudável meditação. Em seguida Maria Helena Franco declamou uma poesia à natureza e nos convidou a fazer orações e louvores ao Pai Eterno, que nos presenteou com tantas riquezas naturais e por nos permitir estar em contato direto na Serra do Cocais.



Depois de desfrutar desses luxuosos momentos seguimos para um requintado almoço no Restaurante Hortaliças do Rancho, onde tudo é cultivado, colhido e servido num fogão a lenha. Nesses tempos corridos encontrar pessoas dedicadas ao plantio, cultivo e colheita de víveres naturais é um luxo.


Depois de mais um momento de confraternização a Presidente do Conselho das Mulheres, Vania Dias, com o apoio do caminhante e jipeiro Dirley plantaram uma árvore no entorno do restaurante – um Ipê amarelo, árvore símbolo do Brasil, sob aplausos dos caminhantes do vale.


Em seguida nos deslocamos para uma nova rota para apreciar a Festa do Rosário, onde assistimos o folclore do Grupo Marujada e a dança das fitas. Um festival de cores e performances extraordinários.


Enfim, retornamos com nossas Essências repletas de paz, harmonia e felicidade por ter o privilégio de participar de um evento com tantas referências de ecoturismo, socialização e irmanados por sensações e emoções indizíveis, porém imprescindíveis à vida humana.




  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page