• Fernand Lodi

Aperam e VLI ampliam parceria em 300% para logística de cargas pela ferrovia



Em 2020, empresas identificaram novas oportunidades de fluxo de abastecimento e escoamento de insumos e produtos siderúrgicos


A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, e a Aperam, produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e de aços planos especiais de carbono, estão ampliando o hall de itens movimentados pelos trilhos.


Na comparação com o ano passado, a previsão é que a parceria entre as empresas seja ampliada em 300%, criando opções de rotas e aumentando o volume de cargas no modal ferroviário.


Uma das ampliações foi direcionada à logística de abastecimento de matérias-primas que são utilizadas nos altos-fornos da usina da Aperam, em Timóteo, no Vale do Aço, e que passaram a chegar pelos vagões da VLI desde o mês de janeiro.


A empresa conta com uma conexão ferroviária em sua unidade e essa nova logística é feita utilizando terminais intermodais, que conferem mais eficiência ao processo.


Outro fluxo que integra o incremento previsto para este ano foi o de envio de placas de aço para o mercado externo. O produto sai do interior de Minas Gerais para embarque no Espírito Santo.

Para o presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima, as novas rotas refletem a constante busca da empresa pelo aperfeiçoamento de suas operações e a ampliação da sustentabilidade em seus processos.


“A Aperam tem forte compromisso com a qualidade de seus produtos e a preservação do meio ambiente. Acredito que essa diversificação da matriz logística da empresa traz uma importante contribuição socioambiental para as regiões onde atuamos” afirma Ayres Lima.


De acordo com Maurício Rodrigues, gerente executivo de logística da Aperam, o modal ferroviário ajuda a reduzir muito os impactos sociais e ambientais gerados pela movimentação de insumos e produtos.


“Temos fluxos de grande porte e a operação nos trilhos nos permitiu tirar cerca de 1.300 caminhões por mês das rodovias. Nesse ponto, a parceria com a VLI para desenvolvimento de novas estratégias logísticas que garantissem, principalmente, uma alternativa mais limpa de abastecimento utilizando a ferrovia, foi essencial para o sucesso desses projetos”, pontua.


Além dessas novas rotas, a ferrovia já movimentava bobinas de aço carbono da Aperam entre o Vale do Aço e o terminal de Santa Luzia, da VLI, na região metropolitana.


O espaço serve como um centro de distribuição avançado e atende clientes da Aperam de diversas regiões.


“O modal ferroviário, seja para o transporte de matérias-primas ou de produtos acabados, é um meio logístico eficaz e que permite ganhos de escala, reduzindo os impactos social e ambiental, além de fornecer mais previsibilidade e garantia da cadeia de produção, potencializando os resultados dos nossos clientes”, ressalta Fabiano Lorenzi, diretor Comercial da VLI.


Logística integrada para a siderurgia


A experiência da VLI em soluções logísticas customizadas e os ativos integrados, em especial, a conexão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) com a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) conferem à empresa eficiência no fluxo de insumos ao mercado externo e interno, além de auxiliar na movimentação de produtos da siderurgia.


Sobre a VLI


A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais.


A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).


Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


Sobre a Aperam


A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono.


A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, a Aperam South America consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram