top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Aula especial celebra Dia Mundial da Dança Circular



Modalidade é oferecida pelo Projeto Arte Movimento, gratuitamente, para idosos em Timóteo, por meio da Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso


O bosque da Fundação Aperam Acesita sediou uma aula especial para os participantes da oficina de Dança Circular do Projeto Arte Movimento, na tarde do dia 11 de julho, em comemoração ao Dia Mundial das Danças Circulares, celebrado no dia 9 de julho.


Mais de 50 alunos participaram da ação, que teve como convidado o focalizador e psicólogo Christian von Jakitsch, de Brasília (DF).


“São maravilhosos os resultados alcançados pelo projeto com a oficina de Dança Circular. A aula especial celebra o movimento mundial e também as conquistas da modalidade oferecida”, comentou Christian von Jakitsch.


Segundo a focalizadora da oficina de Dança Circular no projeto Arte Movimento, Ada Klein, a aula celebrou a cultura de vários povos originários no mundo todo.


“Propusemos um momento para fazer parte desse momento mundial, para que os participantes entendam a origem da dança circular. A modalidade traz uma motivação para compreender o nosso próprio movimento em relação ao outro, incentiva empatia e uma entrega à dança”, detalhou.


Aluno da oficina de Dança Circular no núcleo da Associação dos Aposentados, no bairro Olaria, o aposentado Pedro Pereira Oliveira, de 88 anos, conta que tudo mudou em sua rotina desde que começou a praticar a modalidade.


“A dança está em primeiro lugar pra mim hoje. A idade chega e a gente não pode encostar. Eu gosto muito de aprender a dançar e fazer amigos. Aqui a gente vê o quanto precisa respeitar o outro e não passar por cima do colega para dançar”, declarou.


Benefícios


Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a modalidade de Dança Circular, ministrada por meio do projeto Arte Movimento, possibilita aos idosos participantes o acesso a uma prática com diversos benefícios.


“Em apenas três meses que iniciamos o projeto, conseguimos observar muitos resultados dos alunos de Dança Circular. A prática ajuda a combater o stress, estimula a oxigenação do cérebro, melhora a flexibilidade, além de proporcionar interação e convívio social”, enfatizou.


Realizado pela Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Timóteo (CMI), o Arte Movimento proporciona a oportunidade de fazer práticas integrativas complementares, que são reconhecidas pelo potencial de contribuir para a melhoria da saúde física, mental e social das pessoas idosas.


O Projeto atende gratuitamente cerca de 120 pessoas com 60 anos de idade ou mais, moradores do município,. Além de da oficina de Dança Circular, também é oferecida a oficina de Artesanato em Max Crochê.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page