top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

2ª edição do Conecta Vale do Aço movimenta empresas da região



Evento na Fiemg Regional Vale do Aço contou com palestras, mesa-redonda e feiras voltadas para a sustentabilidade, obtendo sucesso de público e representantes de empresas


Por meio de palestras, painéis simultâneos e mesa-redonda, a 2ª edição do Conecta Vale do Aço, realizado na FIEMG Regional Vale do Aço, no dia 19 de setembro, trouxe à tona ideias e estratégias relacionadas à sustentabilidade como diferencial competitivo.



Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no evento promovido pela FIEMG Regional Vale do Aço, juntamente com as empresas Aperam, ArcelorMittal Monlevade, Cenibra e Usiminas, com o apoio do Crea-Jr./MG e Giganet.


A primeira palestra foi ministrada pela jornalista, cool hunter, consultora estratégica, coach contológico e educadora Sabina Deweik. Ela abordou questões voltadas aos “Novos paradigmas do futuro e as tendências emergentes”.



Logo após, os participantes foram agraciados pela palestra “Estratégias para formar líderes sustentáveis”, do acionista do grupo Asamar, Sérgio Cavalieri.


Ainda pela manhã, profissionais das empresas âncoras do Conecta se envolveram num caloroso debate sobre os obstáculos das indústrias para serem sustentáveis nesse novo cenário.


Além de vários painéis simultâneos realizados durante a tarde, o público contou com um momento para apreciação e visita aos estandes das empresas expositoras.




Dando sequência na programação do Conecta, o fundador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil; conselheiro do Comitê de Sustentabilidade da Iguá Saneamento e do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Ricardo Voltolini ministrou a palestra “A sustentabilidade como valor organizacional”.


Segundo ele, o tema está cada vez mais em alta nas empresas, mas ainda deve ser entendido de uma forma mais abrangente. “A sustentabilidade é um novo modo de pensar e fazer negócios. E isso envolve ética, integridade, responsabilidade, transparência, respeito ao outro e à diversidade e cuidado com o meio ambiente”, explicou.



Prêmio Conecta de sustentabilidade


O encerramento do Conecta Vale do Aço – garantindo um futuro sustentável contou com a premiação das boas práticas sustentáveis das empresas. O objetivo foi identificar, reconhecer e incentivar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e impactam no aumento da competitividade das indústrias.


Para participar do prêmio, empresas de vários portes inscreveram seus projetos, via regras contidas em edital divulgado previamente. As empresas foram premiadas nas categorias: micro e pequenas empresas, média empresa e grandes empresas.



Na categoria “Micro e Pequenas Empresas” a ganhadora foi a Fundação Vale, que apresentou seu projeto direcionado às tapeceiras do município de Periquito.


Na categoria “Média Empresa” levou o prêmio a Provest Uniformes, que apresentou o projeto voluntário de confecção de peças artesanais como tapetes, almofadas entre outras peças, cuja arrecadação é revertida para entidades beneficentes da região.


Já na categoria “Grande Empresa” a vencedora foi a Uberlândia Refrescos, que apresentou um projeto de consumo inteligente de recursos hídricos e energia solar.



Os vencedores, além de terem seus projetos apresentados às indústrias âncoras da região, foram premiados com troféu, certificado de reconhecimento e capacitação de liderança sustentável.



Encantado, o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, parabenizou as empresas âncoras pela organização do evento, agradeceu a presença de todos e disse que o Conecta 2019 foi uma oportunidade de trocar sinergias e boas práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável nas empresas.



“Me sinto feliz por mais esta edição do Conecta, que oportunizou grandes debates e discussões criando um incentivo para ações e projetos voltados para a sustentabilidade e melhora de vida das pessoas”, destacou.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page