top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

31ª Expo Usipa Sucesso em Recordes de Expositores e Público



Na abertura da 31ª Expo Usipa, realizada no dia 24 de julho, quarta-feira, em Ipatinga contou a presença do presidente da Usipa, Sanzio Figueiredo, do prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, do diretor Executivo de Produção da Usina de Ipatinga, Américo Ferreira, do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant e de autoridades regionais, representantes de entidades setoriais.


Durante os pronunciamentos que antecederam a abertura dos portões, o presidente da Usipa, Sanzio Figueiredo, destacou a capacidade técnica da equipe de trabalho em realizar um evento que se supera a cada ano em possibilidades de atrair expositores e viabilizar novos negócios. “A presença do vice-governador de Minas Gerais Paulo Brant reforça o poder gerador de negócios do nosso evento”, afirmou.


O vice-governador Paulo Brant, que já participou da Expo Usipa em anos anteriores no período em que presidiu a Cenibra, também destacou o crescimento do evento e a importância da geração de negócios para a economia do Estado. “Há trilhões de dólares por aí em investimentos para geração de negócios tecnológicos. Vivemos uma verdadeira revolução tecnológica no mundo atualmente. Cabe a nós, Estado e iniciativa privada, mostrarmos ao investidor que o Brasil e Minas Gerais são lugares seguros e prósperos para esses investimentos”, resumiu Paulo Brant.



Após os pronunciamentos, as autoridades participaram do desenlace da fita de abertura do evento e percorreram as áreas da exposição para conhecer os estandes.


O pronunciamento das autoridades antes do desenlace da fita de abertura do evento foram contundentes, mas sobretudo do Prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, relatando sobre as dificuldade de recursos, considerando-as desafios para continuar realizando na Cidade Jardim os projetos de reurbanização e logística, com tal veemência que tornou-se uma inspiração para as administrações públicas das cidades que compõem o Vale do Aço, em especial Timóteo e Coronel Fabriciano.


Já o Vice-Presidente Paulo Brant foi ainda mais eloquente, ressaltando que a Região do Vale do Aço é fecunda e pujante, com inúmeras potencialidades desde que haja investimento em logística, urbanismo e sinergia entre as mesmas para que se consolide a “Região Metropolitana do Vale do Aço. Este é o cerne da questão pelo qual o Vale do Aço ainda não alcançou o status de Região Metropolitana.



A 31ª Expo Usipa, realizada entre os dias 24 e 27 de julho, registrou número recorde de visitantes. Em 2019, o evento registrou 31.252 pessoas nos quatro dias do evento, público quase 5% maior que no ano anterior. O número é gerado pela leitura dos QR codes impressos nos convites e crachás utilizados durante a exposição.


Além de maior distribuição de convites outra ação adotada pela Expo Usipa para facilitar a visita à exposição foi a ampliação do estacionamento para expositores e fornecedores e a oferta de vans saindo do bairro Horto a cada 30 minutos para a Usipa.


As ações tiveram como objetivo melhorar o trânsito até o local da Expo Usipa. “Sabemos que a localização geográfica da Usipa não favorece o trânsito intenso em dias de evento como este. Por isso, investimos em mais vagas para nossos expositores e nas vans para o trajeto até o local do clube. Estamos sempre abertos a sugestões que possam melhorar esse ponto durante a Expo Usipa”, afirmou o gerente-Geral da Usipa, Sérgio Fassheber.


Números crescentes no Encontro de Negócios e nas Palestras Técnicas


A equipe da Expo Usipa registrou também aumento no número de reuniões agendadas durante o 14ª Encontro de Negócios.


Em 2019, foram 1.017 encontros realizados entre as nove demandantes e as 121 empresas do Espaço Industrial, potencializando as possibilidades de negócios e de networking. Em 2018, as reuniões totalizaram 856 reuniões.


Houve aumento também entre o número de inscritos nas Palestras Técnicas. Ao todo, 1.339 pessoas se inscreveram para as 51 apresentações promovidas no Escritório Central da Usiminas (foram 1.036 em 2018).


“Atrair cada vez mais público para as ações promovidas pela Expo Usipa é sinal de que o evento cumpre seu papel de promover negócios, ampliar networking e oferecer atrações para a comunidade”, avalia a gerente Administrativa da Expo Usipa, Luiza Elizabete Andrade.


Informações relevantes da Expo Usipa: Empresas expositoras: 223/ Empresas demandantes: 9/Reuniões no 14º Encontro de Negócios: 1.017/Palestras técnicas: 51/Inscritos nas palestras técnicas: 1.339 pessoas


Durante a abertura Essencial Ar circulou pelos estandes e selecionou aqueles que se destacam tanto pela forma artística de apresentação, como pela atmosfera de meritocracia incomum e aproximação mutua com a imprensa da região.


CENIBRA



O estande da Cenibra é sempre uma grande festa organizada pelos nossos amigos da Coordenação de Comunicação da empresa. O atual Vice-Governador Paulo Brant foi ovacionado por todos ao passar pelo espaço, haja vista que foi um dos Presidentes da indústria por alguns anos e sempre com sua marca registrada de interatividade.



O espaço foi apresentado institucionalmente mas não estava isento de arte de qualidade na forma de apresentação do processo produtivo e ofertou mudas de árvores aos visitantes, além de produtos elaborados por artesãos, assistidos pelo Instituto Cenibra em suas inúmeras ações sociais nas cidades de atuação da empresa.



Kazuhiko Kamada, Presidente da Cenibra relatou “a relevância da indústria em participar da feira, onde apresentamos detalhadamente a Cenibra para o público. Esta é uma oportunidade excelente de mostrar o processo de produção de mudas até a elaboração da celulose, distribuída no mercado interno e externo.”




USIMINAS



Pelo segundo ano consecutivo, a Usiminas em parceria com a Fundação São Francisco Xavier e o Instituto Usiminas, estiveram em um estande integrado em um espaço único de 64 m². A feira de negócios é a maior exposição da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços do Leste Mineiro e reúne nomes do Brasil e do exterior. No espaço Usiminas, os visitantes receberam informações sobre cadastro de currículos, programas de estágio e novos talentos. Também puderam fazer o tour pelas usinas de Ipatinga e Cubatão, por meio dos óculos de realidade virtual.



O mais novo canal de comunicação exclusivo entre a Usiminas e a comunidade pelo WhatsApp, o “Fala Aí Comunidade”, também estava disponível para cadastro. O espaço FSFX contou com uma área do Colégio São Francisco Xavier com totens com jogos interativos e os alunos do CSFX Técnico com serviços de aferição de pressão e exames de glicemia. Já o Instituto Usiminas ofereceu uma Oficina de Construção de Móbiles em Bambu que foi ministrada pelo grupo Paulistano Parque de Bambu.


FIEMG



A FIEMG Regional Vale do Aço em mais uma edição da Expo Usipa que aconteceu em Ipatinga do dia 24 a 26/07. Este ano no estande da entidade, além da apresentação dos produtos, serviços e principais projetos ofertados pelo Sistema FIEMG, os visitantes conheceram a simulação computacional fluidodinâmica, para realizar pesquisas principalmente para os setores siderúrgicos, de materiais refratário, de mineração, químico e metalomecânico.


Uma equipe de consultores esteve à disposição para explicar as finalidades e os benefícios das consultorias em ISO, Lean Manufacturing, Eficiência Energética, NR12 e Indústria mais Avançada.



Apresentou também um simulador de processo de soldagem utilizado nos treinamentos dos cursos do SENAI. Esse simulador auxilia no aprendizado inicial do aluno, dando mais segurança para que ele possa realizar o processo na prática; além da aplicabilidade de uma impressora 3D para demonstrar seu funcionamento em projetos de pesquisa.


Para o presidente da Federação das Indústrias do Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, este é 18º ano consecutivo da FIEMG como expositor no evento e concluiu, “Nossa expectativa, assim como nos anos anteriores, é apresentar as áreas de atuação da FIEMG Regional Vale do Aço, reforçar e estimular o associativismo e oferecer soluções para as indústrias através dos Sindicatos, SESI, SENAI e IEL, tornando-as competitivas e sustentáveis”.


CONSUL



Com a nova gestão da diretoria da Consul observou-se que a movimentação do estande festa da Consul mantém o compromisso com a qualidade sempre foi uma das diretrizes da cooperativa e uma marca da empresa, o que ficou evidenciado nas gôndolas dos fornecedores.



Sob a presidência de Adilson Yukishigue Suda, o estande foi ampliado e os frequentadores puderam fazer experimentações dos produtos ofertados pela Cooperativa. “Estar presente na Expo Usipa faz parte dos nossos negócios. Colaborar com a feira faz com que cresça a cidade e fomente a economia e nos traz inúmeros benefícios, com 16 empresas, todas parceiras.” Relatou o Presidente Adison Suda.


RAMAC



A Ramac surgiu de um sonho do empresário Carlos Afonso Carvalho, que antes mesmos de se consolidar sua logo foi pensada na união familiar, utilizando os nomes dos filhos, Ranner e Maira, da esposa Marilene e do fundador Carlos. Situada em Timóteo, tem como missão disponibilizar serviços especializados em manutenção de bombas centrífugas industriais e usinagem de precisão de forma ética, garantindo a satisfação das partes interessadas.


Destaca-se no mercado como uma das principais empresas no seu segmento por meio da qualidade dos serviços prestados, cuja qualidade atende os requisitos da ISO 9001.2008, cujo reconhecimento impulsiona a empresa para traçar e superar meta, potencializando sua credibilidade junto a parceiros e cliente.


METAPROL



A Meaprol também é uma empresa dirigida por familiares, o engenheiro José de Oliveira e o filho Fernando Oliveira e é especializada em tubos centrifugados de alta qualidade e com uma extensa relação de produtos centrifugados e inúmeras áreas de aplicação, além de utilizar ligas resistentes à corrosão e ao calor. A empresa integra máquinas de alta tecnologia, colaboradores qualificados e sustentabilidade. A qualidade é fundamental e oferece atendimento especializado, mantendo parceria sólida com clientes, oferecendo toda assistência técnica necessária.



 


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page