top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Ações de desburocratização do Estado são fomentadas pela ARMVA



O Governo de Minas Gerais tem atuado incessantemente para diminuir os impactos da pandemia da COVID-19 em todo o estado.


Além das diversas ações de contenção da transmissão do vírus e tratamento da doença, o Governo de Minas Gerais trabalha em medidas para a recuperação econômica de modo efetivo.

Neste sentido, o programa de desburocratização “Minas Livre para Crescer”, ganhou ainda mais prioridade.


Ele é pioneiro na aplicação das diretrizes da Lei de Liberdade Econômica, o que contribuirá para o momento de reativação dos setores produtivos.


No Vale do Aço o programa é encabeçado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA). O diretor-geral da autarquia, João Luiz Teixeira Andrade, explica a relevância do programa, sobretudo, no contexto da pandemia.


“A desburocratização é uma das principais pautas do Governo Zema. O objetivo central do programa é melhorar o ambiente de negócios em Minas Gerais por meio da redução da burocracia e dos custos para empreendimentos, bem como através da ampliação da competitividade de nosso estado. Com a crise da COVID-19 e paralisação da economia, esse assunto é de extrema importância para que Minas Gerais não tenha mais prejuízos e possa retomar a atividade econômica de modo mais acelerado”, destaca João Luiz.


Programa Participativo


O programa possui como característica a construção colaborativa entre governo, sociedade civil organizada, iniciativa privada e população.


Assim, os representantes de cada setor produtivo da economia têm a oportunidade de contribuir com sugestões de mudanças em processos burocráticos que envolvam o Governo de Minas Gerais, bem como alterações em legislações estaduais.


A fase de consulta pública foi iniciada com as contribuições das entidades representantes dos setores produtivos e classe empresarial do Vale do Aço. Agora, a Matriz de Procedimento está aberta para todos que desejarem participar desse processo, por meio de formulário online (https://forms.gle/no5QGFBbZnP4uWL78). As propostas encaminhadas serão analisadas pelos órgãos competentes.


“Estamos em um momento de diversas mudanças na economia, nos modelos de negócios e também na atividade estatal. O “Minas Livre para Crescer” já era uma proposta do Governo de Minas e agora é prioridade para o Sistema de Desenvolvimento Econômico. É hora dos representantes dos setores produtivos contribuírem e darem sugestões para alterar procedimentos e legislações que entravam o crescimento do nosso estado”, conclui João Luiz.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page