A Casa do Artesão Matizes inicia 2026 com diversas atividades gratuitas para o Vale do Aço
- Fernand Lodi
- 7 de jan.
- 1 min de leitura

Neste mês de janeiro, em parceria com outras associações de artesãos em Cel. Fabriciano, está propondo, gratuitamente, um CICLO FORMATIVO para capacitar mestres, mestras, coletivos e fazedores de culturas populares para que possam compreender, acessar e gerir os mecanismos de fomento à cultura, garantindo autonomia na formalização de projetos e na captação de recursos.
Esse ciclo acontecerá nos dias 13 e 16 de janeiro, no espaço HURB, na rua Dr. Querubino, 342 – centro.
O profissional responsável por esta formação é o artista e gestor Carlos Passos.
Com grande experiência em escrita de projetos, entendimento dos critérios exigidos pelos editais, conhecimento sobre portifólio, planilhas e expertise na prestação de contas, Carlos traz para este Ciclo Formativo informações chaves para o sucesso de um projeto cultural.
O objetivo é capacitar os artesãos para que eles tenham acesso aos recursos destinados à cultura no país.
Depois será a vez de Ipatinga passar pelo mesmo processo de formação. Será nos dias 06 e 07 de fevereiro na Biblioteca Pública Municipal.
As inscrições podem ser realizadas diretamente com a Casa Matizes. Como complementação deste processo teremos mentorias coletivas e individuais para a criação e desenvolvimento de projetos culturais.
Além destas atividades várias oficinas de artesanato serão desenvolvidas em janeiro: 20 e 21 – Decupage; 22 – Bordado; 23 e 24 – Aminiguri; 27 e 28 – Papelaria Criativa; 30 e 31 – Oficina de Macramê.
Todas as atividades serão gratuitas e são realizadas através do projeto “RAIZ FORTE: CAPACITAÇÃO PARA OS GUARDIÕES DAS CULTURAS POPULARES” é um projeto de capacitação do Edital 05/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)
INSCRICÕES E INFORMAÇÕES: 31 986018361
















































































