top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Aperam atua na valorização dos profissionais de educação



O aperfeiçoamento do processo de aprendizagem é uma das premissas que a Empresa mantém junto às comunidades onde atua


A Fundação Aperam Acesita valoriza a educação e reconhece a contribuição dos profissionais desse segmento na formação das novas gerações, parabenizando professores, pedagogos, gestores e auxiliares de serviços gerais pelo “Dia Nacional dos Profissionais de Educação”, data comemorada em 6 de agosto.


Ao homenagear os profissionais de educação, a Fundação reitera seu comprometimento em criar importantes ações que integram o Programa de Melhoria da Qualidade de Ensino.


Desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita, juntamente com uma rede de parceiros, o Programa contribui com a melhoria do processo contínuo de educação, promovendo, oportunizando e estimulando práticas pedagógicas alinhadas com as diretrizes da esfera federal, estadual e municipal.


Ele é voltado para escolas públicas e particulares de Timóteo, Coronel Fabriciano e região do Alto Jequitinhonha.


As ações contidas no programa se dividem em frentes de trabalho, como capacitação profissional, empreendedorismo juvenil, educação para o trânsito, intensivão para o Enem e Proerd.


Cada uma delas tem seu protagonismo reconhecido de maneira diferenciada, segundo a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Souza Silva Soares.


Uma das iniciativas que vêm gerando bons frutos é a promoção da capacitação e valorização do corpo docente. A Fundação, juntamente com seus parceiros, coordena ações voltadas para qualificação de gestores, pedagogos, professores e auxiliares de serviços gerais.


Ao propiciar oportunidades de capacitação, valorizando os educadores das regiões do Vale do Aço e Alto Jequitinhonha, o projeto também desenvolve habilidades e competências técnicas e pedagógicas para uma atuação eficaz na construção de uma educação de qualidade.


As ações que reforçam a importância da capacitação dos profissionais de educação na Aperam estão alinhadas às recentes demandas educacionais do país, como a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares em todos os níveis de ensino.

O Currículo Referência de Minas Gerais, que entrou em vigor em 2020, foi abordado, no ano passado, durante a realização de vários Encontros de Formação Continuada para Especialistas em Educação, que fazem parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino.


Ao estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a Fundação Aperam estende sua atuação para práticas de orientação pessoal, perspectivas de estudo e carreira, além de aplicação de noções básicas de preparação para o mercado de trabalho com programas de capacitação em parceria com a Junior Achievement de Minas Gerais.

O projeto Empreendedorismo na Escola envolve o trabalho de voluntários (entre empregados da Aperam e comunidade local), estimulando nos alunos reflexões sobre conduta ética na esfera pessoal e profissional, contribuindo também para uma melhor compreensão do papel dos estudantes enquanto cidadãos.


A Fundação Aperam Acesita também apoia o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na cidade de Timóteo.


O projeto tem como missão promover atividades em sala de aula para prevenir e reduzir o uso de drogas, além de combater a violência entre crianças e adolescentes mediante dez lições contidas em uma cartilha apresentada por um policial militar em sala de aula.


A dinâmica é finalizada com uma solenidade de formatura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.


Outras ações


A Fundação Aperam coordena ainda ações do Projeto Transitolândia, que envolve a participação de vários parceiros do município de Timóteo, contribuindo para educação no trânsito.


A aula prática acontece na pista de ciclismo da 85ª Companhia de Polícia Militar para sensibilizar os estudantes para uma atuação segura e responsável no trânsito. O projeto é voltado para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.


O projeto Intensivão é uma ação de preparação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Desenvolvido pela Fundação Aperam, o projeto oferece aulões multidisciplinares ministrados, aos sábados, por professores de instituições parceiras.


A atividade tem como foco o desenvolvimento de competências propostas pelo Enem para alunos das escolas públicas de Timóteo e Coronel Fabriciano.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page