top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Aperam BioEnergia recebe visitantes em Itamarandiba



Estudantes e professores do curso técnico em Administração, da E.E. São João Batista conhecem processo de produção do carvão vegetal por meio do Programa Conhecendo a BioEnergia.

Itamarandiba-MG, 24 de maio de 2019 - Quinta-feira (23) foi dia de visita à Aperam BioEnergia em Itamarandiba.


Alunos e professores do curso técnico em Administração, da E.E. São João Batista, estiveram na Empresa e puderam conhecer de perto o processo sustentável de produção do carvão vegetal.

O evento ocorreu por meio do Programa Conhecendo a Aperam BioEnergia, que tem por finalidade aproximar Empresa e comunidades da região.


Os visitantes percorreram o viveiro de mudas, passando também pela área de melhoramento genético e o laboratório entomológico, isso no período da manhã.


Após o almoço, deslocaram-se para o campo para conhecer as etapas de colheita florestal e uma área em recuperação. O final do trajeto foi na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) São Bento.


Para o coordenador do curso, Alan Fernandes “a visita foi de grande valia para os alunos e todos que participaram, principalmente na parte de gestão da Empresa.


A divisão das equipes e os processos de trabalho são muito bem organizados.” Ele pontuou que “há uma preocupação por parte da Empresa com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região, e que a comunidade não tem dimensão de tudo que acontece na prática.”

Arnaldo Siqueira é um dos alunos que esteve presente e comentou que a empresa é bem organizada e que fazem tudo de uma maneira muito sustentável.


“Todo o processo, desde o plantio até a transformação da madeira em carvão vegetal, é bem interessante. Por exemplo, a maneira como tratam o processo, colocando profissionais capacitados e tentando ao máximo proteger o meio ambiente,” completou o estudante.


Transparência e competência


Durante a visita, foram evidenciados a sustentabilidade, os valores investidos na região, os processos de seleção interna, bem como os casos de operadores que conseguiram ser promovidos depois de estudar no Projeto Capacitar.


Oportunidade, também, para apresentar as inovações tecnológicas e mecanização do processo de produção, e ressaltar a preocupação da Empresa com a segurança e ergonomia dos empregados.


“Investimos em tecnologia avançada para tornar o processo de produção do carvão vegetal 100% sustentável e ainda trabalhamos com as comunidades para o desenvolvimento da região. Quando abrimos as portas da Empresa para recebermos visitantes, é um prazer poder mostrar como tudo isso é feito”, enfatizou o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page